Quer você seja um repórter conduzindo entrevistas, um pesquisador gravando sessões de grupos de discussão ou um empreendedor online gravando discussões informais, você deseja poder se concentrar nas pessoas com quem está falando sem se preocupar em fazer anotações e sem ter que passar horas transcrevendo suas conversas após o fato. 

Pensando em ajudar seus usuários, a Microsoft anunciou uma novidade: a partir de agora, será possível gravar as conversas diretamente no Word para a web e transcrevê-las automaticamente. O Transcribe detecta diferentes alto-falantes e, depois de terminar a gravação, permite que o usuário seguir o fluxo da transcrição. Será possível ainda revisitar partes da gravação reproduzindo o áudio com carimbo de data e hora e pode até editar a transcrição se encontrar algo errado.

A transcrição aparecerá ao lado do documento do Word, junto com a gravação. Se o usuário quiser obter a citação perfeita de uma entrevista para apoiar o ponto principal de sua história, basta clicar no ícone de adição em qualquer linha da transcrição e a citação exata é inserida. Se quiser enviar a transcrição completa para alguém, basta clicar em “adicionar tudo ao documento” e sua transcrição completa será apresentada no Word. Veja o passo o passo:

Uma imagem animada mostrando a funcionalidade de ditado no Word.

O Transcribe ainda permite carregar áudios ou vídeos gravados fora do Word. Se o usuário gravar em seu telefone ou por meio de um dos muitos aplicativos de chamada e videoconferência, poderá simplesmente selecionar o arquivo para carregar e transcrever. O Transcribe suporta arquivos .mp3, .wav, .m4a ou .mp4.  

A nova função está disponível no Word para a web a todos os assinantes do Microsoft 365 e é compatível com os novos navegadores Microsoft Edge ou Chrome. Com o Transcribe, o usuário não tem limites em quanto pode gravar e transcrever no Word para a Web. Atualmente, há um limite de cinco horas por mês para gravações carregadas e cada gravação carregada é limitada a 200 MB.

Segundo a Microsoft, a transcrição no Office mobile chegará até o final do ano. Atualmente, a função está disponível somente para o inglês, mas a companhia afirmou em comunicado que segue trabalhando no suporte para mais idiomas.