A Netflix lançou uma nova atualização em seu aplicativo para Android. A partir de agora, os usuários têm a possibilidade de variar a velocidade com que assistem os conteúdos no celular.

A nova função permite que os assinantes alterem as velocidades da exibição normal para mais lenta (0,5X ou 0,75X) ou mais rápida (1,25X e 1,5X) em seus telefones. A empresa também informou que vai começar a testar a novidade no iOS e na versão para Web.

De forma semelhante ao que já existe em players como o YouTube, por exemplo, o recurso tem sido muito solicitado pelos assinantes, segundo a companhia. “O mais importante de tudo é que nossos testes mostram que os consumidores valorizam a flexibilidade, seja assistindo a sua cena favorita ou diminuindo a velocidade porque estão assistindo com legendas ou com dificuldades auditivas”, destacou a Netflix em comunicado.

A empresa de streaming ainda reforçou que “pessoas surdas e com dificuldade de ler apreciam a opção de diminuir a legenda, e as pessoas com deficiência auditiva valorizam a capacidade de ouvir em velocidades mais lentas, enquanto muitas pessoas com deficiência visual costumam ouvir áudio digital muito mais rapidamente (por exemplo, com leitores de tela)”, disse.

Segundo a Netflix, mais de 80% dos usuários usam legendas pelo menos uma vez por mês, em muitos casos, para aprender novos idiomas. Nos últimos dois anos, a exibição nos EUA de títulos em inglês aumentou 33%.

Por fim, recomendou que os assinantes variem a velocidade cada vez que assistirem a algo novo, em vez de fixar suas configurações com base na última velocidade que usaram. “É importante notar que pesquisas extensas de membros de vários países que assistiram aos mesmos títulos com ou sem o recurso mostraram que ele não afetou suas percepções sobre a qualidade do conteúdo”, finalizou.