Se você é um daqueles que costuma manter dezenas de abas abertas no Google Chrome, saiba que elas estão com os dias contados. É que a empresa divulgou uma novidade em seu navegador: o usuário poderá agrupar as guias abertas em uma espécie de pasta, recolhendo-as e expandindo-as na hora em que preferir. Isso também facilita o uso do browser para várias tarefas ao mesmo tempo, deixando-o organizado e visualmente limpo.

 

E as mudanças não param por aí. O Chrome também anunciou algumas melhorias de desempenho que farão com que as guias carreguem até 10% mais rápido. Além disso, quando o usuário começar a digitar o título de uma página na barra de endereço, verá uma sugestão para alternar para essa guia se já estiver aberta.

O Google também pensou naqueles que clicam em várias guias tentando encontrar a que deseja: o usuário poderá passar o mouse sobre uma guia e ver rapidamente uma visualização em miniatura da página. Isso é útil quando ele possui muitas guias que parecem iguais.

Dentro do pacote de novidades, o a empresa está indo além das guias também para melhorar a funcionalidade de PDF do Chrome. Nas próximas semanas, será possível preencher e salvar formulários diretamente na plataforma. Se abrir o arquivo novamente, poderá continuar de onde parou.

Para quem usa Android, o Google também está aprimorando o compartilhamento de URL para ajudar o usuário a copiar rapidamente um link, enviá-lo ao Chrome em outros dispositivos e enviar links por meio de outros aplicativos. Além disso, será possível imprimir a página ou gerar um código QR para digitalizar ou fazer download. Este novo recurso de código QR também está sendo implementado no Chrome do desktop e pode ser acessado a partir de um novo ícone QR na barra de endereço do  navegador.

O Google afirmou que prioriza manter o Chrome estável e, por isso, os recursos podem demorar um pouco até serem implementados em todos os navegadores.