A empresa italiana Planet Smart City investirá US$ 40 milhões para a construção de uma nova cidade inteligente em Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Este será o quarto projeto inteligente da empresa no Brasil.

A Smart City Aquiraz compreende uma área de 200 hectares e é voltada para 18 mil pessoas. Além disso, a cidade inteligente inclusiva possuirá mais de 50 soluções inteligentes nas áreas de tecnologia, meio ambiente, inovação social e planejamento e arquitetura.

“Estamos transformando a forma de morar no mundo com a oferta de residências a preços acessíveis. O Brasil está entre os cinco países com maior déficit habitacional em todo o mundo e estamos muito satisfeitos em oferecer um novo conceito de morar, com inovação social, tecnologia, serviços e práticas sustentáveis. O nosso conceito já é sucesso no Brasil e estamos acelerando o crescimento aqui”, explica Susanna Marchionni, CEO da Planet no Brasil.

Entre as soluções tecnológicas da nova cidade estão um hub de Inovação de 1.000m² de área construída, mix funcional, área lounge, espaço para coworking, aplicativo gratuito (Planet App), videomonitoramento do hub e das entradas da cidade, sistema de controle da qualidade do ar, ponto de ônibus inteligente, espaço saúde, entre outros.

A Smart City Aquiraz está prevista para ser finalizada até 2023 e já possui a primeira etapa entregue (44 hectares). A cidade inteligente é aberta e terá cerca de 5 mil lotes, entre residenciais e comerciais. As primeiras casas serão concluídas neste segundo semestre e a previsão é que até o final do ano receba os primeiros moradores.

Aplicativo gratuito 

O Planet App, desenvolvido pela própria Planet Smart City, é o painel de controle de todas as cidades inteligentes inclusivas construídas pela empresa. Aqui no Brasil, o aplicativo já é utilizado pelos moradores da Smart City Laguna (Ceará).

Com ele é possível monitorar a casa, controlar o consumo de água e energia, consultar a qualidade do ar, acompanhar as notícias da cidade, o andamento da obra em tempo real e ainda ter acesso aos diferentes serviços digitais da cidade. O Planet App pode ser baixado, gratuitamente, nas versões Android e iOS.

O aplicativo promove também a economia compartilhada, barateando a vida na cidade, reduzindo o desperdício, otimizando tempo e recursos, como por exemplo, caronas compartilhadas, oferta ou troca de serviços e vendas de coisas usadas.

Projetos da Planet no Brasil

Além da Smart City Aquiraz, a Planet Smart City está construindo no Ceará a Smart City Laguna (330 hectares), em São Gonçalo do Amarante, a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo. A primeira etapa de Laguna foi entregue em 2018 e já possui os primeiros moradores.

Os outros dois projetos em execução no Brasil são a Smart City Natal (170 hectares), que foi lançada em 2019 no Rio Grande do Norte e é planejada para 15 mil pessoas, e o Viva!Smart, que será lançado este semestre em São Paulo e é composto por quatro atraentes empreendimentos, totalizando 2.500 apartamentos, em Bela Vista, Itaquera, Jabaquara e Freguesia do Ó.