Ir para o conteudo

Anúncio pago ou pesquisa orgânica? Conheça os prós e contras entre cada método

* Por Caio Nogueira

O marketing digital pode parecer muito complicado para algumas pessoas, mas, na verdade, a maioria dos esforços são voltados para duas categorias: anúncio pago e pesquisa orgânica – ou seja, anúncios PPC e SEO. 

E embora seja bom ter recursos ilimitados para jogar em ambos, sabemos que isso não é realidade. Infelizmente, isso significa que as empresas ficam imaginando qual é a melhor opção. 

Vamos imaginar a seguinte situação: uma loja de brinquedos educativos – que tem um nicho mais focado – ainda não está na internet, mas essa é a melhor oportunidade para ela conseguir novos clientes. Ela decidi criar um site de vendas online e agora precisa obter um bom posicionamento em motores de busca (como o Google). 

E agora, ela precisará investir em anúncio pago ou pesquisa orgânica? Até chegar no final do artigo você compreenderá que a melhor opção é combinar as duas estratégias. Porém, é importante compreender como cada uma delas funciona e quais são seus prós e contras. 

Continue a leitura para saber mais sobre os dois métodos e assim conseguir determinar a melhor maneira de destacar seu negócio na internet! 

O que é anúncio pago?

Como o próprio nome sugere, o método de anúncio pago – também conhecido como marketing pago – é sempre que você paga por anúncios ou cliques para direcionar o tráfego da internet para seu site, uma determinada página, um perfil de mídia social, etc. 

Você pode utilizar o poder do marketing pago por meio de plataformas como Google, Facebook, LinkedIn, Instagram e outras opções de PPC (pagamento por clique). De forma resumida, você estará investindo dinheiro para receber visitas em seu site. 

O que é pesquisa orgânica?

A pesquisa orgânica – também conhecida como marketing orgânico ou marketing de entrada – é tudo o que você faz para que os clientes encontrem seu negócio de forma natural, e não através de ferramentas de marketing pago. 

Embora existam vários métodos diferentes para atingir seu público-alvo organicamente, tudo se resume à qualidade, força e extensão do seu SEO (técnicas de otimização de site). 

Blogs, conteúdo do site, vídeos, estudos de caso e publicações nas mídias sociais são exemplos de marketing orgânico. 

Principais diferenças entre anúncio pago e pesquisa orgânica

Além da questão óbvia – você gasta dinheiro diretamente em anúncio pago e não em orgânico – há várias outras diferenças entre os dois. É importante compreender como o marketing pago e o orgânico diferem para que você possa escolher o melhor caminho para alcançar seus objetivos. 

Uma estratégia de anúncio pago geralmente é usada para resultados rápidos ou venda difícil. Você está “enviando” conteúdo ao seu público-alvo para trazer visitantes para alguma página com o objetivo de convertê-los para clientes. 

Por outro lado, a estratégia de SEO – pesquisa orgânica – é cultivada por um longo período de tempo. As táticas são autênticas, naturais e baseadas em valores; você está construindo valor para sua marca e autoridade no setor com seus clientes.

Agora, compreenda melhor quais são os prós e os contras de cada estratégia de marketing.  

Prós e contras do anúncio pago

O anúncio pago proporciona ótimos resultados para muitas empresas, com pontos fortes que podem ser muito atraentes. 

Prós: 

– Resultados rápidos, o que o torna bom para objetivos de curto prazo e campanhas temporárias; 

– Alcance garantido (mas não resultados garantidos);

– A segmentação específica permite encontrar os potenciais clientes do nicho e atraí-lo em um nível mais pessoal e relacionável; 

– Dados e resultados facilmente mensuráveis;

– Configuração rápida e manutenção bastante fácil;

– Você pode encontrar imediatamente seu público-alvo em qualquer plataforma que ofereça publicidade paga. 

Contras: 

– Você paga por cada clique, independentemente se o visitante converterá ou não;

– Depois que parar de pagar, o tráfego e as fontes “secam”;

– Não é uma estratégia de longo prazo, que pode induzi-lo a uma mentalidade de solução rápida; 

– Normalmente, você receberá menos cliques, já que cerca de 70-80% dos usuários ignoram os anúncios pagos e se concentram nos resultados orgânicos;

– O uso de bloqueadores de anúncios torna mais difícil alcançar se público. 

Objetivos comuns: 

O anúncio pago é adequado para objetivos mais orientados para vendas, como: 

– Atingir objetivos de vendas específicos;

– Obtenção de resultados quantificáveis;

– Atingir um ROI sólido;

– Anunciar uma promoção ou campanha temporária;

– Divulgar o lançamento do seu novo produto;

– Superando os concorrentes em resultados pagos porque seu marketing orgânico ainda não entrou em vigor.

Prós e contras da pesquisa orgânica

A pesquisa orgânica tem pontos fortes que se encaixam em muitas estratégias de marketing e consegue obter excelentes resultados, desde que seja bem realizada. 

Prós: 

– Não há limite para quantas pessoas você pode alcançar;

– Os pagamentos são distribuídos ao longo do tempo;

– SEO é uma solução a longo prazo que pode continuar a trabalhar a seu favor nos próximos anos, desde que você o acompanhe e atualize; 

– Maior flexibilidade e mais liberdade para ser criativo e exclusivamente você;

– Você pode comercializar em todos os canais imagináveis, do Google ao YouTube;

– Com base no esforço anterior, seu investimento continua aumentando com o tempo. 

Contras: 

– Você tem menos controle sobre quem está segmentando do que com anúncios pagos; 

– O SEO orgânico pode levar meses de trabalho antes de você começar a ver resultados reais; 

– Não é uma vitória garantida – especialmente se você não aplicar o método corretamente; 

– Seu sucesso depende de mais variáveis do que as pagas;

– Requer um certo nível de conhecimento e manutenção constante para atingir seus objetivos;

– Você deve estar pronto e disposto a se adaptar às mudanças frequentes no cenário digital ou contratar uma agência preparada para te ajudar.

Objetivos comuns: 

O marketing de pesquisa orgânica é mais adequado para fins de criação de marca, como: 

– Melhorar sua classificação nos resultados dos mecanismos de pesquisa para obter melhor visibilidade online.

– Educar e converter os leitores do blog para estabelecer credibilidade.

– Ganhando tráfego qualificado para seu site e outros ativos online.

– Promovendo interações autênticas com os clientes.

Combinação de anúncio pago e pesquisa orgânica

Depois de saber mais sobre anúncio pago e pesquisa orgânica, fica claro que um não é melhor que o outro. Embora um método possa servir a um determinado objetivo agora, é provável que você use o outro método posteriormente para obter resultados ainda melhores.

Cada um deles serve a um propósito importante. A melhor estratégia é combinar esses dois métodos para obter o melhor dos dois mundos, em vez de escolher apenas um deles. Cada vez mais, vemos que uma das formas mais potentes de publicidade é o excelente conteúdo (uma tática orgânica). E anunciar um ótimo conteúdo (uma tática paga) ajuda a propagá-lo.

Portanto, use o marketing pago para melhorar seus anúncios e use o marketing orgânico para aumentar o alcance de seus esforços orgânicos. É uma combinação perfeita e que só ajudar o seu negócio a alcançar bons resultados.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que pelo menos algumas das suas dúvidas sobre o assunto tenham sido esclarecidas! 


caio nogueiraCaio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas