A Samsung lançou no Brasil mais uma iniciativa na área de Cidadania Corporativa: o Samsung Innovation Campus. O programa já levou experiências para mais de 110 mil pessoas em 30 países e reforça a visão global da empresa, “Together for Tomorrow! Enabling People”, (juntos pelo amanhã! Habilitando pessoas, em tradução livre) ao proporcionar e estimular habilidades e competências relacionadas a tecnologia e a educação para jovens de 14 a 18 anos.

No Brasil, o Samsung Innovation Campus conta com três importantes parceiros: o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), que já atua com a Samsung no desenvolvimento do programa Code IoT, e a ONG CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante), que cederá seus educadores para a aplicação das atividades.

O programa tem duração de quatro meses e vai envolver cursos de programação em linguagens como Scratch, Python, programação em C, Arduíno e Algoritmos com foco em solução de problemas. A primeira turma será composta por 36 jovens de 13 a 15 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social na região de Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo, que serão selecionados pelo CEAP.

Os cursos e treinamentos estarão disponíveis de forma online e gratuita para os escolhidos, que trabalharão habilidades acadêmicas e profissionais úteis para o mercado de trabalho na área de tecnologia e receberão ainda certificados de conclusão.

“A Samsung desenvolve projetos na área de Responsabilidade Social no Brasil há mais de 10 anos e está no DNA da empresa essa busca constante por criar oportunidades e apresentar ferramentas de transformação social para jovens estudantes. Educação e tecnologia andam juntas para mudar a vida das pessoas e, consequentemente, da sociedade. E o Samsung Innovation Campus é mais uma iniciativa que promove essa visão”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

A primeira das atividades do Samsung Innovation Campus será um webinar de lançamento, marcado para o dia 17 de julho e com o tema “Tecnologias e Carreiras do Futuro”. O evento online será transmitido ao vivo pelo canal do Code IoT no YouTube e vai falar das novas tecnologias essenciais destacadas no que se denomina Quarta Revolução Industrial: Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data, plataformas em nuvem e plataformas móveis. A importância de desenvolver habilidades como criatividade, comunicação e trabalho em equipe também será abordada.