Ir para o conteudo

Recursos e ferramentas digitais para otimizar produtividade no home office

* Por Caio Nogueira

Se você está procurando os melhores recursos e ferramentas digitais para utilizar durante o home office, temos algumas dicas excelentes para te ajudar a otimizar sua produtividade!

Em todo o mundo, o surto de coronavírus levou organizações – desde empresas que criam sites até indústrias – a pedirem que seus funcionários trabalhem em casa. Especialistas da área de saúde e governos também incentivaram o trabalho remoto em casa com o objetivo de promover o distanciamento social.

A maioria dos países e estados tomaram algumas medidas de restrições dentro e fora de suas fronteiras. Embora essas medidas ajudem a diminuir o efeito da pandemia da covid-19 (doença causada pelo coronavírus), trabalhar em casa tem seus desafios.

Alguns dos desafios de trabalhar remotamente são a falta de colaboração da equipe, as distrações familiares, a cultura no escritório e muito mais. Então, como você pode fazer home office de maneira eficaz e ainda colaborar com outras pessoas?

Pensando nessa dúvida, reunimos algumas das melhores ferramentas de negócios para tornar seu trabalho em casa muito mais produtivo. Confira!

Dicas de recursos e ferramentas para home office

O home office está sendo amplamente utilizado durante a pandemia. Porém, muitas empresas já divulgaram que pretendem implementar de forma permanente essa modalidade de trabalho.

Mesmo que o trabalho em casa seja liberado apenas uma vez por semana, como um benefício, é fundamental manter sua produtividade.

Aqui está nossa lista com algumas dicas de recursos e ferramentas para o seu home office.

Para mensagens e gerenciamento de tarefas 

A comunicação entre os membros da equipe e colegas de trabalho é um desafio enquanto você trabalha em casa. Porém, existem ótimas ferramentas para te ajudar, como o Slack e o Chanty

Ambas opções são ferramentas digitais que reúnem toda a equipe e ajudam a manter a eficiência e a produtividade do trabalho. Elas são algumas das melhores plataformas de mensagens instantâneas do mercado e diversas empresas estão às utilizando, mesmo sem a realização de home office. Afinal, uma boa comunicação sempre é essencial. 

Além da função de troca de mensagens, as ferramentas também possuem uma outra funcionalidade que chama a atenção, a de organização de tarefas. Com isso, é possível criar tarefas e as distribuir para seus responsáveis. 

Por mais que as duas sejam muito parecidas, é importante dizer que o Chanty se tornou uma alternativa ao Slack. De forma resumida, os grandes diferenciais do Chanty se comparado ao Slack são:

– Opção de envio de mensagens de voz em grupos ou no privado;

– Não tem um limite de histórico de mensagens na versão gratuita;

– Tem o preço menor.

Portanto, vale a pena saber mais sobre as ferramentas e até mesmo fazer testes para poder escolher a melhor opção para você e para a sua empresa. 

Além do Chanty e do Slack, você também pode enviar mensagens e criar e gerenciar suas tarefas com outras alternativas de ferramentas, como:

– Google Hangout;

– Skype;

– Teams da Microsoft;

– Trello;

– Mattermost;

– Evernote.

Para videoconferências 

As videoconferências se tornaram mais comuns do que nunca. Mas, para que elas ocorram de uma forma eficaz, é essencial utilizar uma boa ferramenta ou aplicativo, sendo o Zoom um dos mais utilizados no momento. 

O Zoom se tornou um dos softwares mais utilizados para videoconferências porque ele replica reuniões presenciais que você tem frequentemente, mostrando as expressões faciais de outras pessoas na conferência. 

Você pode ver, por exemplo, como todos reagem a uma sugestão ou opinião. Portanto, é uma ótima opção para reuniões de negócios. 

No entanto, se você não gostar de utilizar o Zoom, também pode escolher outras alternativas, como:

– Skype;

– Join.me;

– GoToMeeting;

– Google Hangouts Meet;

– WhatsApp;

– FaceTime;

– Houseparty.

Para gerenciamento de tempo

Se você é produtor de conteúdo, freelancer, empresário ou funcionário de uma empresa, você precisa aproveitar ao máximo o tempo que tem, ainda mais quando se trata de trabalho home office, onde podemos ter algumas distrações. 

Então, pare e pergunte-se: como você está gerenciando seu tempo para cumprir suas tarefas dentro dos prazos? 

Para aumentar a sua produtividade, você deve remover todas as distrações e se concentrar no seu trabalho. Para melhorar seu desempenho, você pode utilizar aplicativos de gerenciamento de tempo, sendo o Toggl um dos mais conhecidos. 

O Toggl é uma ferramenta comercial que realiza a produção de relatórios com uso de tempo, sendo possível identificar o horário de trabalho ideal e cumpri-lo. Com ele, também é possível acompanhar cronogramas de atividades e suas execuções em tempo real. Além disso, também possui um lembrete que detalha projetos e lembra quando você deve fazer um intervalo.

Podemos citar também técnicas de e-mail marketing, que hoje fazem muito sucesso quando a questão é prospecção e fidelização de clientes. Há uma infinidade de empresas na web que trabalham com isso, e podem ajudar muito o seu negócio.

Algumas outras opções de ferramentas para gerenciamento de tempo são: 

– Todoist;

– Rescue Time;

– PomoDoneApp;

– TimeCamp;

– HourStack;

– ClickTime;

– Time Doctor.

Para o bem-estar e saúde

Quando nosso bem-estar e saúde estão em dia, nossa produtividade se torna muito maior. No entanto, ao realizar o trabalho home office, é comum que as pessoas se esqueçam de manter uma rotina saudável, afinal, estão em casa e acabam emendando uma atividade a outra e não dando a devida atenção a saúde. 

Aqui estão algumas dicas de aplicativos que você deve ter em seu smartphone para que você mantenha sua produtividade em home office e cumpra seu trabalho sem prejudicar sua saúde e bem-estar. 

– Nike Training Club;

– Medite.se;

– Track Yoga;

– Headspace;

– Aqualert.

Além dos apps que te ajudarão a manter uma rotina mais saudável, também precisamos falar dos óculos digitais – como o da Wiser Eyewear, por exemplo – que é uma solução que vem ganhando destaque no mercado, principalmente para quem está fazendo home office.

Esse produto vem sendo cada vez mais procurado porque faz o bloqueio da luz azul, sendo uma excelente opção para quem passa muito tempo em frente ao computador. É comum que as pessoas saibam que a luz do PC faz mal para a retina, mas acabam não encontrando uma solução para isso e precisam continuar a utilizar um computador diariamente. 

Esse tipo de luz possui um comprimento de onda curta (semelhante às ondas ultravioletas), o que pode provocar uma forma de estresse nos olhos (cansaço, dores, irritação, ardência, lacrimação, etc.), tornando difícil focar durante longos períodos de utilização do computador. 

Toda essa exposição pode provocar o cansaço ocular, dores de cabeça e até mesmo fortes enxaquecas. 

Vale dizer que estamos falando apenas da luz emitida pela tela de PC, mas somos expostos a esse tipo de luz de diversas outras formas, como com a tela de TV e celular, por exemplo. Ou seja, todos os dias sofremos muita exposição a um tipo de luz que pode fazer muito mal a nossa visão. 

Portanto, inserir um óculos digital em seu dia a dia é uma excelente opção para manter a saúde da sua visão, além de te ajudar a se manter focado e produtivo.

Conclusão sobre recursos e ferramentas para home office

O coronavírus forçou muitas pessoas a realizarem trabalho home office. E enquanto a pandemia continuar sendo o centro das atenções, provavelmente muitas empresas ainda vão liberar esse tipo de trabalho em período parcial ou integral. 

Porém, experimentar o trabalho de forma remota mostrou que essa possibilidade tem vários benefícios. Ou seja, algumas empresas poderão passar a oferecer o trabalho em casa como uma forma de benefício – como home office em um dia da semana. 

No entanto, esse novo estilo de vida vem com seus desafios, e algumas pessoas podem ter uma certa dificuldade para se adaptarem. Portanto, os recursos e ferramentas digitais que listamos neste artigo ajudarão você a realizar um trabalho com eficiência com outros membros da equipe, acompanhar e colaborar com projetos e aumentar sua produção. 

Vale dizer que existem diversas outras ferramentas disponíveis no mercado que também oferecem ótimas soluções para um trabalho home office. O importante é que você procure por opções que realmente atendam às suas necessidades. 

Também precisamos dizer que é fundamental que você crie uma rotina, tenha um ambiente confortável para trabalhar e não se esqueça que precisa cuidar da sua saúde. Ou seja, faça pausas no decorrer do dia e saiba a hora de finalizar sua jornada de trabalho e descansar. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de ferramentas e comece agora mesmo a testá-las. 


caio nogueiraCaio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.

Startupi
Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aqui e envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Matérias Relacionadas