* Por Exame.com

Cortar o cabelo ou não cortar: eis a questão. Fazer novos penteados em casa virou um dilema na quarentena pelo novo coronavírus e muitos acabaram cedendo para as maquininhas elétricas compradas em lojas online. Enquanto isso, um youtuber americano inovou e criou um robô capaz de cortar o seu cabelo.

Segundo ele, a ideia de ter uma pessoa que “toca na cabeça de várias outras pessoas” durante a pandemia não é uma situação pela qual ele quer passar. Então, em vez de pedir para a esposa ou algum familiar cortar o seu cabelo, ele desenvolveu uma tecnologia com tesouras capaz de ser controlada pelo computador.

O robô também pode conversar com o “cliente”, com perguntas simples como “como está o tempo?”, imitando a rotina em um salão de beleza.

O corte, que deveria demorar apenas 15 minutos, no fim das contas levou uma hora — por conta de um bug que o engenheiro está trabalhando para resolver. O braço eletrônico também não foi capaz de alcançar áreas como o canto das orelhas. Mas é um bom começo. Veja no vídeo abaixo como funciona a máquina de cortar cabelo.

* Por Tamires Vitorio, para Exame.com