O Google anunciou nesta sexta-feira uma mudança em seus termos de privacidade para proteger melhor os usuários. A empresa vai passar a incluir novos recursos de transparência que darão a eles mais informações de porquê estão vendo certos anúncios. O Google também destacou que está incorporando exemplos reais de marcas que estão criando boas experiências para seus usuários com um olhar responsável e cuidadoso sobre privacidade e uso de dados. 

Mais transparência e controle

Há anos, o Google oferece um recurso chamado “Por que estou vendo este anúncio?”. Ao clicar nele, o usuário vê informações sobre os critérios usados para exibí-lo – e pode optar por não ver mais aquele anúncio. Todos os dias, segundo o Google, a caixa “Por que estou vendo este anúncio?” recebe mais de 15 milhões de cliques. Isso mostra o interesse em saber mais e controlar os anúncios que o usuário tem acesso. Recentemente, o Google passou a oferecer esse recurso também em televisões conectadas. 

Ao longo dos próximos meses, a empresa vai lançar um novo recurso chamado “Sobre este anúncio?”, que vai mostrar o nome confirmado do anunciante por trás de cada peça publicitária exibida na tela. Ao longo do ano de 2021, ele será ampliado para outras plataformas de publicidade digital.

Além disso, diante da complexidade do universo da publicidade digital e do grande número de organizações envolvidas nesse trabalho, muitos ainda não tem muito conhecimento sobre quais empresas estão envolvidas na exibição de uma peça publicitária. Por isso, a empresa também anunciou o lançamento de uma nova ferramenta, chamada “Ads Transparency Spotlight”, com informações detalhadas sobre todos os anúncios que o usuário vê na internet. No momento, esse recurso está disponível na Chrome Web Store, como uma extensão alfa. 

Google One oferece backup gratuito para Android e iPhone

Lançado há dois anos, o Google One, serviço de armazenamento na nuvem que reúne os dados do Gmail, Google Drive e Google Fotos, anunciou uma novidade. A partir de agora, ele permitirá que os usuários possam fazer backup de seus dispositivos e limpar seus arquivos em cada uma das plataformas contempladas.

O backup estará disponível em telefones Android, mesmo se o usuário não tiver uma associação ao Google One. No caso dos iPhones, a empresa também apresentou um novo aplicativo para iOS que permite armazenar fotos, vídeos, contatos e eventos da agenda com o Google.

Além disso, a empresa adicionou um novo gerenciador de armazenamento no aplicativo Google One e na Web, o que oferece uma maneira fácil de ver como está usando seu armazenamento e liberar espaço. O usuário pode manter os arquivos que deseja, livrar-se dos que não precisa mais e abrir espaço para mais – tudo em um só lugar.

Os novos recursos serão lançados para Android na Play Store nos próximos dias, e o aplicativo iOS também estará disponível em breve. Essas atualizações se aplicam apenas a contas pessoais do Google e não estarão disponíveis para clientes do G Suite.