* Por Leandra Matos

Parabéns! Você conseguiu ter uma ideia e começar seu negócio! Você fica com aquela sensação de que “agora vai” e com o passar dos meses você percebe que não é bem assim. Mas o que fazer para mudar essa realidade?

Pois é, no primeiro ano nem tudo acontece da forma como imaginávamos: o lucro não veio conforme o esperado, o engajamento nas redes sociais foi baixo, o custo foi maior que o planejado…Enfim, são tantos desafios que fica difícil acreditar que dá para continuar, que é possível empreender e vencer! Mas acredite, é possível, basta ter organização e planejamento.

Existem inúmeros artigos listando uma quantidade enorme de atitudes que o empreendedor deve ter ou não para iniciar e manter um negócio funcionando.

Para cada não existe um sim e é nisso que vamos focar aqui, vamos analisar as possibilidades existentes para cada obstáculo encontrado.

Aguardar um retorno imediato no primeiro ano

Não quer dizer que você não terá nenhum lucro, significa apenas que o retorno depende do mercado e da forma como você conduzirá seu negócio.

Conhecer muito bem seu negócio ou serviço

Parece óbvio, mas, não é. Muitas pessoas iniciam um projeto sem conhecer bem o que oferecem, qual seu público ou o mercado e é nessa hora que a verdade vem à tona e tudo começa a cair. O importante é você conhecer muito bem seu negócio para ampliar as possibilidades de sucesso. Tenha claro qual produto ou serviço que você trabalha, defina o preço, forma de divulgação, logística, público, entre outros.

Administrar a vida empreendedora com a vida familiar

Mais complicado do que parece é administrar a vida particular com a profissional, ainda mais quando se tem filhos e o negócio é na própria casa. É necessário estabelecer um tempo para os negócios, separado da vida familiar, manter as finanças pessoais e profissionais de forma distinta e deixar claro, quais são suas prioridades para evitar problemas com sua agenda.

Focar na concorrência e não em seu produto ou serviço

Depois de iniciar um negócio geralmente a pessoa segue o próximo passo que é pesquisar a concorrência e faz disso uma meta o que pode ser perigoso.

Não adianta seguir os preços, tipo de propaganda e até mesmo a forma de distribuição de seu concorrente apenas porque é mais fácil. Conhecendo bem seu produto e sabendo seu custo fica fácil definir o preço de seu produto ou serviço, definir o melhor tipo de publicidade e distribuição.

Manter-se atualizado

Não adianta ter um negócio e não atualizar-se, é muito importante fazer cursos na área, estudar, pesquisar para que seu negócio acompanhe o mercado.

De forma geral, a falta de planejamento e conhecimento de seu produto ou serviço e do mercado, tornam praticamente inviável manter um negócio ativo e gerando lucro. Antes de iniciar um negócio dedique um tempo para pesquisar e conhecer melhor com o que vai trabalhar. Fazer o que gosta é importante, mas manter-se atualizado também é.

Cada passo que tomamos em direção ao acerto e cada tombo que levamos nos dá mais elementos para seguir em frente e nos torna mais fortes para continuar nessa jornada.


* Leandra Matos é mãe da mãe da Sofia, 12 anos e Alice, 6 anos. Empreendedora em LEMA Reforço Escolar, especializada em atender crianças com dificuldade de aprendizagem. Pedagoga e neuropsicopedagoga Clínica e Institucional.