O banco central da China formou parceria com a Didi Chuxing para testar uma moeda digital, o que pode tornar a plataforma chinesa de transporte por aplicativo um dos primeiros usuários corporativos de uma moeda virtual criada por um governo.

A unidade de pesquisa de moeda digital do Banco Popular da China está trabalhando com a Didi para aplicar o pagamento eletrônico no aplicativo de transporte privado, disse a empresa de transporte nesta quarta-feira.

A Didi afirmou ainda que a parceria ocorre em um ambiente em que “o governo busca apoiar o desenvolvimento dos setores da economia real com serviços financeiros inovadores”.

O banco central da China criou uma equipe de pesquisa há seis anos para explorar e lançar sua própria moeda digital para reduzir os custos da circulação do papel-moeda tradicional e aumentar o controle do fornecimento de dinheiro.

Autoridades do governo disseram no ano passado que a moeda digital estava “quase pronta”, mas pouco disseram sobre o cronograma de lançamento, embora esteja realizando testes.

Fonte: Agência Reuters