Ir para o conteudo

8 estratégias para startups pós-pandemia

* Por Caio Nogueira

As startups agora são como areia no mar, há novas startups surgindo todos os dias e sua concorrência está aumentando constantemente. Para que sua empresa possa se destacar da multidão no mundo pós-pandemia, considere algumas boas estratégias.

O ecossistema de startup está enfrentando grandes desafios devido à pandemia do coronavírus. As novas empresas, em particular, são particularmente afetadas pela crise, uma vez que as reservas financeiras raramente estão disponíveis.

Mas temos que ter cuidado com generalizações. Algumas empresas perdem e ficam para trás, outras ganham e algumas permanecem estáveis ​​e permanecem no local, elas não perdem clientes, mas também não crescem. Portanto, é ainda mais importante agir de maneira rápida e substancial, desenvolvendo as medidas políticas necessárias para as startups.

Estratégias para startups pós-pandemia

Dinheiro não é tudo. A ideia conta!

Parece trivial. No entanto, um bom conceito baseado em uma ótima ideia é a chave para o sucesso. Frequentemente, jovens empreendedores decidem criar uma empresa, com base em uma ideia já comprovada. Eles copiam as realizações dos outros sem pensar em como se destacar. Eles baseiam suas ações em uma estratégia de imitação, que por um lado é mais fácil e mais confiável, mas, por outro, nunca traz os lucros com os quais sonharia.

Ao criar uma empresa, pense de forma ambiciosa, estratégica e criativa. Se destaque. Procure soluções que não foram usadas até o momento. Procure o seu nicho. Com base na sua própria experiência, pergunte aos amigos. Talvez a solução esteja próxima.

Obviamente, você deve lembrar que a introdução de um produto ou serviço inovador no mercado requer muitas atividades de marketing destinadas a apresentar o produto e seus valores a potenciais destinatários e promover a marca. O custo da implementação de um novo produto é muito maior, mas no futuro definitivamente vale a pena.

Um bom exemplo do que estamos falando é o mercado ascendente de exame de DNA. Há muitas startups da área da saúde seguindo para esta área, que evolui a cada dia e ganha mais visibilidade em seu trabalho.

Estratégia e análise são a base

A ideia é muito importante. No entanto, o que você faz com isso é ainda mais importante. Ações caóticas não são recomendadas. Você deve criar uma estratégia para o seu produto com base em pesquisa e observação de mercado.

Muitos empresários subestimam a análise SWOT ou estudos de micro e macroambiente. Eles não deveriam. É graças a observações cuidadosas do mercado e da concorrência que o empresário obtém dados que lhe permitem evitar erros.

A estratégia de marketing permite que você organize seus conhecimentos e expectativas. Escrevemos nela não apenas o que queremos alcançar, mas sobretudo quando e como.

Conteúdo, conteúdo e novamente: bom conteúdo

O marketing de conteúdo é de grande valor para uma empresa. Agora está se tornando um determinante de uma boa estratégia, independentemente de setores, indústrias ou tamanho.

Um bom conteúdo permite que as empresas encontrem clientes. E, na verdade, o cliente encontra um bom conteúdo. Se, como empresário, lhe dermos o que ele precisa, responder suas perguntas e dúvidas, temos uma boa chance de que ele queira cooperar conosco.

Um bom conteúdo constrói a imagem da empresa como líder, especialista e profissional.

Criar o conteúdo não é tão fácil quanto muitos de nós pensamos. Primeiro de tudo, precisamos ter uma estratégia ao criar conteúdo. Precisamos saber sobre quem e o que estamos escrevendo. Devemos conhecer as tendências atuais.

Lembre-se de que um bom conteúdo na web deve se basear nos princípios de SEO. Afinal, você quer que o cliente o encontre certo? Para isso é importante uma consultoria SEO.

Use redes sociais

Estamos na era das redes sociais. Elas são onipresentes. Nós as usamos em casa, no trabalho e, graças a dispositivos móveis, também em viagens. Ao abrir seu negócio, pense onde estão seus clientes e esteja lá com eles. Deixe-os se apegar à sua marca. Cuide deles. Crie uma estratégia de comunicação.

Se você deseja tornar sua startup conhecida, precisa criar contas no Facebook, Twitter e Instagram com conteúdo e notícias. 

As startups das áreas de estilo de vida, moda, alimentação e viagens devem definitivamente usar as mídias sociais Instagram e Pinterest para compartilhar conteúdo visual. Mas cuidado, é preciso evitar erros nas redes sociais! Além disso, sugerimos:

– Colocar os botões de mídia social em locais visíveis nos cabeçalhos e rodapés do seu site e blog;

– Colocar os botões de compartilhamento de mídia social acima e abaixo de todas as postagens e também nas fotos. Com frases de chamariz como “por favor, compartilhe”, você pode motivar explicitamente os leitores a compartilhar;

– Compartilhar suas postagens, imagens e outros formatos de conteúdo do blog através dos canais de mídia social mais importantes, tanto em perfis pessoais quanto em páginas comerciais e em grupos.

Avalie como sua ideia é viável

Neste ponto, gostaríamos de ver quão “viável” é sua ideia. Avalie sua ideia de todos os ângulos: quais ferramentas ou serviços você precisa para implementá-la? Quais são os custos? Você precisa de um empréstimo para financiar o seu negócio ou você mesmo começa?

Estabeleça metas para o futuro

Não apenas pense em maneiras de expandir seus negócios hoje, mas também pense no futuro. Qual é o seu objetivo comercial em um ano? Daqui a 5 anos? Em 10 anos? Quão perto você está do seu objetivo?

Concentre-se na lealdade do cliente

A partir de certo ponto, as marcas conquistam uma reputação em seu setor. Quando isso for feito, concentre-se na retenção de clientes. O que você pode fazer para reter clientes e levá-los a retornar? Lembre-se de que reter clientes é muito mais barato do que encontrar novos. Construa essa lealdade.

Use marketing de influenciadores

Além da extensa distribuição de conteúdo, também é importante estabelecer contatos com outros líderes de opinião influentes do setor. As contribuições dos convidados são uma maneira de abordar os influenciadores.

Imagens e infográficos também podem ser reutilizados nas postagens de convidados. Alguns sites também permitem links para um site ou conteúdo que agrega valor aos seus leitores. 

Muitos portais e blogs especializados têm prazer em receber artigos especializados relevantes sobre tópicos específicos. É importante apenas se familiarizar com as diretrizes para contribuições de convidados no site correspondente e observar rigorosamente essas regras.

Resumo

Em conclusão, prever o futuro é impossível, mas você pode se preparar para um futuro incerto e um ambiente complexo e dinâmico, graças a uma abordagem de interesse no futuro e atenção aos sinais que já estão presentes no presente.

Concluindo, crie um mapa para posicionar os negócios e tente entender como direcioná-los aos aspectos “favorecidos” pela crise. O objetivo principal que as startups atualmente têm que perseguir é a sobrevivência: se você não sobreviver, não terá resultados positivos.


caio nogueiraCaio Nogueira é cofundador da UpSites, uma agência de criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas