Nesta quarta-feira, o Twitter anunciou que está testando uma nova ferramenta que adicionará um toque mais humano aos usuários da plataforma: sua própria voz. A novidade foi anunciada na conta brasileira da plataforma.

O processo é simples: o usuário cria um novo tweet e toca no novo ícone de ondas sonoras. Ele verá sua foto de perfil com o botão de gravação na parte inferior. Em seguida, ele clica para capturar a voz.

Cada tweet de voz captura até 140 segundos de áudio. Assim, quando ele atinge o limite de tempo para um tweet, um novo tweet de voz começa automaticamente a criar uma sequência de mensagens. Quando terminar, ele toca no botão “Finalizar” para encerrar a gravação e voltar à tela de criação de Tweet.

Os seguidores verão o tweet de voz criado aparecer na página inicial, junto com outros tweets. Para ouvir, basta tocar na imagem. No iOS, a reprodução começará em um nova janela ancorada na parte inferior e o usuário poderá ouvir enquanto navega pelas conversas. Ele também poderá continuar ouvindo enquanto faz outras coisas no telefone.

A criação de Tweets de voz estará disponível, a princípio, para um grupo limitado de pessoas no Twitter para iOS. Nas próximas semanas, todos que usam dispositivos iOS poderão Tweetar com suas vozes. Além disso, qualquer pessoa poderá ver (ouvir) os Tweets e respondê-los por meio de texto.