A Toyota Motor detém uma participação de US$ 293 milhões na Uber Technologies, mostrou o mais recente relatório de governança corporativa da montadora japonesa divulgado nesta quarta-feira.

A companhia também vendeu parte das ações que possuía de alguns de seus fornecedores, ajustando seu portfólio para refletir parcerias com montadoras e empresas de tecnologia rivais à medida que se transforma em uma empresa de serviços de mobilidade, mostrou o relatório.

Informando o tamanho total de sua participação na Uber, que se tornou uma companhia de capital aberto no ano passado, a Toyota disse que possuía 10,25 milhões de ações no valor de 31,15 bilhões de ienes (US$ 292,46 milhões) em 30 de março. Isso representa cerca de 0,6% das ações em circulação da Uber, de acordo com um cálculo da Reuters.

A empresa ainda disse que reduziu suas participações em 24 empresas e aumentou em 10, incluindo duas empresas listadas.

“Se a Toyota determinar que uma participação acionária não é mais significativa ou se o significado de uma participação acionária foi diluído devido a mudanças no ambiente de negócios ou por outros motivos, a empresa prosseguirá com a venda dessas ações”, afirmou a montadora no relatório.

Atualmente, a Toyota tem interesse em 174 empresas, incluindo 65 empresas listadas, em comparação com 200 empresas em 2015, das quais 80 eram tinham ações negociadas em bolsa.

Fonte: Agência Reuters