De acordo com dados do Ministério da Saúde, a coleta de bolsas de sangue de 450 ml no Brasil caiu 2,5% nos últimos quatro anos. No mês de maio de 2020, os bancos de sangue do País registraram, em média, queda de 30% de doações, em comparação ao mês anterior. No final da primeira quinzena de junho, no Hemocentro de São Paulo, apenas o banco do tipo AB+ era considerado estável, enquanto os dos demais tipos encontravam-se em estado de alerta ou crítico.

Com o objetivo de auxiliar na redução desse déficit, a Turbi, startup de aluguel de carro por aplicativo, oferecerá, até o dia 30 de junho, desconto de R$ 30 em seus serviços aos doadores da cidade de São Paulo. O período escolhido visa apoiar a campanha nacional Junho Vermelho, movimento do governo e da sociedade para alertas as pessoas a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil.

Para usufruir do benefício oferecido pela Turbi, o participante deve ir a um hemocentro, doar sangue, postar uma foto do comprovante em sua rede social e marcar a Turbi e mais cinco amigos, convidando-os a participar da ação.  “Pela regra da ação, a doação de sangue deve ser realizada impreterivelmente no mês de junho de 2020, mas o desconto pode ser utilizado quando for mais conveniente para o cliente. Nosso objetivo é estimular a participação das pessoas e fazer com que elas engajem amigos e familiares também”, afirma Diego Lira, cofundador da Turbi.

A frota da startup fica em estacionamentos 24 horas, e pode ser alugada por hora de uso ou por pacote de horas, que se torna ainda mais barato. Para usar o carro, é só destravar via aplicativo e pegar a chave no porta-luvas, tudo sozinho, sem qualquer contato humano. Além disso, os carros tiveram a frequência de higienização com álcool 70% ampliada durante a pandemia, como medida preventiva na disseminação da covid-19.