A Celero, startup paranaense que oferece, através de tecnologia, um departamento financeiro online para pequenas e médias empresas (PMEs) de todas as regiões do País, anunciou seu segundo aporte. O investimento é liderado pela Honey Island Capital, veículo de investimentos criado pelos sócios-fundadores do EBANX, o primeiro unicórnio da região Sul do Brasil. O valor não foi divulgado.

Pioneira nesse nicho de mercado, sua plataforma automatiza toda a rotina financeira, transformando fotos ou imagens de documentos em relatórios financeiros e operações bancárias. A empresa, que já foi reconhecida pelo Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável em sua 11ª edição, venceu na categoria Empreendedorismo Econômico (Micro e Pequeno Porte), já passou por uma rodada de investimentos em 2018, recebendo um aporte milionário da Harvard Business School Alumni Angels of Brazil (HBSAAB), organização de ex-alunos brasileiros de Harvard que apoia empresas com alto potencial de crescimento.

Desde então, a Celero aumentou em 700% sua base de clientes e triplicou seu faturamento. Claro que os resultados não aconteceram de repente, como explica João Tosin, CEO e cofundador da startup: “a empresa contou com o apoio de empresas e organizações que viram na Celero um futuro promissor pautado na visão de longo prazo, escala e rentabilidade, algumas das principais características de empresas de sucesso que nós nos espelhamos. Por isso, participamos de alguns programas de aceleração de organizações como Endeavor, Google for Startups e Sebrae, entre 2018 e início de 2020, fazendo com que estivéssemos cada vez mais preparados, aprendendo com empreendedores que admiramos, para crescer de forma sólida e gerar cada vez mais impacto no mercado”.

A Celero tem como objetivo contribuir para a gestão saudável das PMES, para que diante das dificuldades possam driblar a crise e se fortalecer. “Nossos investidores, tanto os novos quanto os que entraram em rodadas anteriores, decidiram entrar nessa jornada não apenas porque acreditam na capacidade de crescimento da Celero, lógico que também queremos nos tornar um unicórnio, mas muito mais importante que isso, é o sonho grande: precisamos ajudar a salvar essas milhões de PMEs que não sabem fazer gestão financeira, que quebram por não saber cuidar do próprio dinheiro! Receber o reconhecimento de quem já percorreu esse caminho indica que estamos no rumo certo. Sabemos que não é hora de euforia, porque estes são só os primeiros degraus até chegarmos no nosso real objetivo: transformar o jeito de fazer a gestão financeira e consequentemente salvar milhões de empresas, não só no Brasil”, conclui Tosin.

Hoje, a startup possui um quadro de 56 colaboradores, mas a projeção é fechar 2020 com 110 pessoas, gerando novas oportunidades e vagas no mercado.  A abertura dessas vagas é ainda mais importante, diante da atual conjuntura, avalia Tosin: “estamos muito confiantes, apesar do momento difícil do País e do mundo, conseguiremos inclusive contribuir com a abertura de novos postos de trabalho nesta situação em que o desemprego preocupa tanto a população”.

E os planos não param por aí. A startup já opera com mais de 80 bancos brasileiros em sua plataforma e os próximos passos incluem oferecer toda a movimentação operacional dos recursos dos clientes dentro da própria Celero, isso, aliado aos diferenciais de seus processos de inteligência financeira, que agora além de auxiliar no dia-a-dia das PMEs, também viabilizarão crédito com condições ainda mais atrativas para os pequenos e médios empresários.

Crescer e multiplicar também faz parte da visão das startups

Desde que a pandemia afetou negócios em todo o mundo, a Celero passou a incluir nos serviços oferecidos um Plano de Contingência, indicando dados práticos para sobrevivência e manutenção dos negócios. A intenção é contribuir para que as empresas não fechem as portas por não saberem administrar suas finanças, principalmente, em um momento tão delicado.

As estratégias de contingência não são restritas aos clientes, são oferecidas gratuitamente também a todos os interessados. A Celero disponibiliza ferramentas, cursos e palestras explicativas sobre as áreas administrativa e financeira e, de forma didática, compartilha conhecimentos para que todas as empresas, independente do tamanho, possam aplicar. O acesso aos materiais gratuitos poderá ser realizado através do link.