* Por Sabrina Nunes

Você sabe exatamente o que precisa ser feito, mas, a todo momento, aparecem coisas mais interessantes do que a tarefa a ser finalizada. Quando você dá por si, o dia terminou e nada do que precisava ser feito foi feito de fato. A procrastinação, infelizmente, nos acompanha mais do que gostaríamos.

Tudo ao redor é capaz de tirar a nossa atenção com facilidade, o céu azul, o dia quente, o celular, a televisão, enfim, são coisas irresistíveis. Porém, procrastinar pode deixar nossos sonhos cada vez mais fora do alcance de nossas mãos.

Pensando nisso, separei algumas dicas para que você deixe a procrastinação de lado de uma vez por todas e seguir em busca do seu sonho.

Conheça você mesma

Autoconhecimento é importante em diversos aspectos da nossa vida pessoal e profissional. Quando você se conhece, você passa a perceber pequenas coisas que atrapalham o seu desenvolvimento, tal como o que te faz distrair, quais tarefas você procrastina com mais facilidade etc. Anote todos esses momentos para reconhecer os padrões. Dessa forma, você vai saber exatamente quais são suas armadilhas e o que fazer não cair nelas.

Tenha uma lista de tarefas

A lista de tarefas será uma das suas melhores amigas contra a procrastinação. Escolha o meio que mais se adequa a você, seja papel e caneta, no computador ou nos aplicativos e faça uma lista com todas as tarefas do dia.

Uma dica valiosa: evite colocar tarefas muito abertas ou complexas. Quando a gente divide uma tarefa grande em afazeres menores, é mais fácil de realizar e também de nos manter motivados.

Crie metas

Quando a gente tem um objetivo específico é mais fácil de focar e conseguir resultados melhores e, muitas vezes, mais rápidos. Tenha metas diárias, semanais e mensais e até mesmo anuais.

Mas, lembre-se: ao traçar metas, seja o mais objetiva possível. Defina algo que possa ser mensurável e estabeleça um prazo. Da mesma forma, coloque uma meta que seja possível ser alcançada para que sempre haja motivação. Estipular algo utópico ajuda ainda mais a procrastinar.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar na tarefa de deixar a procrastinação de lado e ser o mais produtiva possível. Ainda que tenha imprevistos, seguindo essas estratégias, você não ficará perdida no meio de tantos afazeres do dia a dia.

* Sabrina Nunes, formada em Serviço Social com especialização em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral, possui anos de experiência no mercado de consumo B2C e B2B. Fundadora da marca Francisca Joias Contemporâneas, um dos maiores e-commerces de semijoias do Brasil com faturamento de R$ 6 milhões. Auxilia com palestras, cursos e aulas, mulheres que querem empreender ao redor do Brasil. Ganhadora do Prêmio 10 Mulheres Empreendedoras pelo Banco Goldman Sachs.