Recentemente, a rede de aluguel de carros Localiza anunciou a aquisição da startup Mobi7, plataforma de gestão de frotas corporativas e carsharing criada para rastrear, monitorar e otimizar o uso de veículos leves ou pesado. Com a transação, que não teve valor revelado, a Mobi7 passa integrar a plataforma de negócios da Localiza sem alterar sua estrutura organizacional.

A multinacional afirma em nota que, “a sinergia entre as duas empresas foi fundamental para a conclusão do negócio”. Além da ampliação na oferta de ferramentas para a mobilidade de seus clientes e monitoramento de frotas para a Localiza, a aquisição proporcionará a Mobi7 capilaridade e escalabilidade da sua operação.

“A Companhia entende que a aquisição gera mais valor aos seus negócios, por meio do aumento de eficiência e soluções tecnológicas com o uso da telemetria ao fortalecer a capacidade de rastrear, monitorar e otimizar a gestão de veículos”, ressalta em comunicado.

A mobi7 foi fundada em 2017, em Curitiba, e atualmente opera no Brasil e no México. Através da plataforma criada pela startup, que pode ser acessada pelo computador ou celular, o usuário pode ter acesso ao rastreamento em tempo real de seus veículos, histórico de direção, gestão de abastecimento, entre outras.

Além disso, a Mobi7 também oferece o serviço de carsharing, com reserva de veículos online, cruzamento de agendas e abertura e fechamento de portas pelo celular. Suas soluções têm como objetivo reduzir os custos com veículos, prevenir acidentes com os colaboradores e melhorar a produtividade das empresas.

Mobilidade urbana e Inovação

A mobilidade urbana, principalmente em grandes metrópoles, tem passado por diversas mudanças nos últimos anos. Com isso, o aluguel de carros vem ganhando força tornando-se assim uma opção de transporte e fazendo com que as pessoas percebam que podem usufruir de um serviço, sem necessariamente ser proprietário.

Para atender essa demanda e alinhada aos seus serviços, a Localiza criou a Localiza Fast, produto touchless, que permite uma locação totalmente digital e sem necessidade de interação, reduzindo a exposição dos clientes e colaboradores.

A Companhia ainda foi pioneira também em outras inovações como a criação, junto com a ContectCar, de uma solução para abertura automática de cancelas de estacionamentos e pedágios voltada para carros alugados.

“A inovação está no DNA da companhia e contribui para a melhoria de processos e elaboração de produtos, colaborando para que a Localiza tenha vantagens competitivas operacionais altamente escaláveis associadas a uma ampla experiência em negócios. A tecnologia aliada a sua plataforma integrada de negócios proporciona flexibilidade e desempenho superior, com sinergias comerciais, redução de custos e negócios articulados”, diz a empresa.

Além disso, a multinacional tem investido em uma nova fase em sua história de empreendedorismo e inovação nos últimos anos. Como exemplo, a empresa destaca o Órbi Conecta, uma aceleradora de conexões com um espaço de fomento à inovação e ao empreendedorismo, com o objetivo de conectar pessoas e desenvolver negócios entre startups e grandes empresas, do qual é mantenedora junto a outras empresas mineiras.

“Como a transformação digital se tornou um fenômeno relevante que se impôs às organizações em decorrência da pandemia da covid-19, a Localiza tem seguido um plano estratégico nos últimos anos, que se mostra cada vez mais acertado. As áreas de tecnologia e de negócios trabalham juntas em um acelerado movimento de transformação digital para construir o futuro da mobilidade”, afirma a multinacional.

A Localiza também tem investido em seu time de tecnologia a fim de impulsionar seu crescimento. Em 2019, a empresa triplicou a equipe e desde então tem construído softwares de última geração e adotando metodologias ágeis na gestão de seus produtos digitais para qualificar a experiência de seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Ainda, durante a pandemia, a empresa pretende continuar o investimento em sua área de tecnologia. O processo seletivo em aberto está com vagas para cientistas de dados, desenvolvedores, analista de sistemas, engenheiros de software entre outros. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve acessar a página de carreiras da Localiza.

Iniciativas de combate à covid-19

A Localiza continua atendendo os clientes que necessitam se locomover durante a pandemia como os profissionais de saúde. Ainda, como forma de apoiá-los, ela também está oferecendo descontos para profissionais de saúde, além de reduzir as taxas para permitir a entrega dos carros em localidades distintas de onde o carro foi retirado.

A companhia também criou um comitê que trabalha em medidas sistematizadas para auxiliar a sociedade e também está engajada em parcerias com outras empresas e organizações.

Até o momento foram investidos R$ 10 milhões em três frentes: a) apoio ao sistema de saúde, construção de infraestrutura hospitalar, equipamentos e EPIs; b) suporte aos pequenos e médios empreendedores, com acesso gratuito a serviços de saúde e capacitação gerencial; c) e às populações mais afetadas, com recursos para doação de alimentos.

“Desse montante, R$ 3 milhões foram direcionados para o programa Estímulo 2020, que oferece auxílio financeiro e capacitação profissional para empreendedores de pequenas empresas em uma plataforma 100% digital, com objetivo de ajudar na sustentabilidade dos negócios mais fragilizados. A iniciativa oferece capital de giro no valor equivalente a até um mês de faturamento das empresas, com juros a taxas baixas e subsidiadas, carência de três meses e prazo de pagamento de até 18 meses”, aponta nota.

Ainda para garantir a saúde e segurança de seus clientes, a empresa implementou um processo ainda mais rigoroso, em 12 pontos de inspeção, para assegurar a esterilização dos veículos e vans. Nas lojas, para cumprir os os protocolos internacionais de distanciamento foram instaladas placas de acrílico entre os clientes e os atendentes, marcação de filas para respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre os clientes e a higienização das áreas comuns de 2 em 2 horas, além da disponibilização de álcool 70%.

Internamente, a multinacional está oferecendo consultas online com médicos e enfermeiros e suporte psicológico, financeiro e jurídico para seus colaboradores e familiares. Além disso, também disponibilizou cadeiras e modems 4G e carros administrativos para aqueles que estão exercendo atividade essencial no contexto da covid-19.