Ir para o conteudo

Empreendedor, busque apoio na comunidade de startups!

* Por Ana Flávia Carrilo

Nesta coluna, sempre falo bastante sobre o que é uma comunidade de startups e o porquê ela é tão importante para o desenvolvimento de um negócio. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre estar próximo de uma rede de apoio é uma boa, este momento que vivemos é a prova viva disso. 

Na Abstartups, nossa missão de fomentar startups no Brasil só é possível com um trabalho conjunto com comunidades espalhadas por todo território. Atualmente, temos mapeadas mais de 60 comunidades de startups, ou seja, seja lá onde você estiver. existe uma próxima, basta se conectar.

Mais do que um grupo de empreendedores, o espaço da comunidade reúne diversos atores que contribuem para o ambiente de inovação – são eles instituições de ensino, aceleradoras, hubs de inovação, governo, investidores e por aí vai – Fora que os líderes da comunidade são engajados e promovem eventos, meetups e conexões que podem ser a chave para você superar um momento difícil (e isso tudo continua no online!). 

Um giro pelas comunidades

No último mês, acompanhamos de perto iniciativas de fomento pelo Brasil. Por exemplo, a ErreJota fez uma série de lives com comunidades de vários estados (você pode conferir aqui), a Jerimum Valley tem feito Happy Hour online toda semana (eu já estive por lá inclusive, falando sobre o mapeamento de comunidades), a ZeroOnze continua realizando o Silicon Drink About virtual, tem o podcast da All Saints Bay para escutar e muito mais!

São iniciativas como essa, que mostram a força e o verdadeiro sentido de uma comunidade. Nós, enquanto Abstartups, entendemos que o caminho de empreender, embora pareça solitário no início, na verdade só se constrói com apoio. A cultura startup que tanto falamos, representa dividir as dores, reunir esforços, aumentar potência e juntos, conseguir ir mais longe. 

Por aqui, também temos feito este esforço diariamente. Por isso que este ano, nosso Programa de Comunidades desenvolvido em parceria com a AWS, tem proposto uma série de conexões. Acabamos de lançar a primeira edição regional do Startup On(line) com as comunidades do Centro-Oeste (inscreva-se). Abrimos uma série educacional de ferramentas para empreendedores semanalmente, o AbsEducação. Estamos com o mapeamento de comunidades da região norte e nordeste abertos, e muito mais está por vir. 

Procure sua comunidade ou sempre que precisar, conte com a Abstartups. Mas não se esqueça que este momento vai passar e que mudanças estão por vir. Mas, que juntos, vamos continuar desenvolvendo o ecossistema brasileiro de startups e tornando-o cada vez mais forte. 


Ana-Flávia_Abstartups-150x150Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas