Como manter contato, localizar, captar e filtrar leads?

* Por Yago Almeida

Pois é, ainda estamos vivendo tempos muito difíceis e de incertezas absurdas. Não sabemos o que acontecerá na saúde, na economia e nem mesmo em nossas vidas. Infelizmente, por conta dos decretos de quarentenas, vemos milhares de empresas fechando suas portas e deixando de existir.

Por outro lado, há uma rede de solidariedade e criatividade gerando novas formas de negócios para quem ainda deseja nadar no mundo do empreendedorismo. É nesse momento que devemos parar, analisar friamente nossos números e perceber quais são os pontos de ajustes necessários para adaptações aos novos tempo.

Por isso, mais do que nunca é preciso saber como manter contato, localizar, captar e filtrar os tão amados leads. O ponto aqui é, como fazer isso a distância e de forma eficiente?

Acredito que o primeiro passo seja rever sua lista de atuais clientes. Eles são a base de sua empresa e devem ganhar ainda mais destaque nesse momento. Entre em contato, reative antigas conexões e proponha soluções que sejam agradáveis aos ouvidos de cada um, de forma personalizada.

Depois de conquistar bem sua base de já clientes, é preciso ir a luta e traçar estratégias para localizar e captar novos leads. E a internet está aí para isso! Use e abuse das inúmeras plataformas de comunicação, newsletters, mailings e automação de leads. Por meio delas será possível criar conteúdos relevantes, traçar o perfil do público que se deseja atingir e conversar com o maior número de pessoas possível.

Por fim, chega a hora de filtrar os leads captados. É nesse momento que você e sua equipe devem ter um olhar ainda mais crítico sobre qual é o momento de compra de cada potencial cliente, qual o perfil que vocês desejam atrair e como gerar valor agregado aos seus serviços ou produtos para que esse lead seja, finalmente, convertido em consumidor.

Enfim, caro colega, esse artigo é uma forma de dizer: se mantenha firme no rumo de seus negócios e tenha certeza que tudo isso passará! Aproveite a “pausa forçada” para refletir as ações de sua empresa e corrigir possíveis erros. Pense nisso!


Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.