Ir para o conteudo

Como manter contato, localizar, captar e filtrar leads?

* Por Yago Almeida

Pois é, ainda estamos vivendo tempos muito difíceis e de incertezas absurdas. Não sabemos o que acontecerá na saúde, na economia e nem mesmo em nossas vidas. Infelizmente, por conta dos decretos de quarentenas, vemos milhares de empresas fechando suas portas e deixando de existir.

Por outro lado, há uma rede de solidariedade e criatividade gerando novas formas de negócios para quem ainda deseja nadar no mundo do empreendedorismo. É nesse momento que devemos parar, analisar friamente nossos números e perceber quais são os pontos de ajustes necessários para adaptações aos novos tempo.

Por isso, mais do que nunca é preciso saber como manter contato, localizar, captar e filtrar os tão amados leads. O ponto aqui é, como fazer isso a distância e de forma eficiente?

Acredito que o primeiro passo seja rever sua lista de atuais clientes. Eles são a base de sua empresa e devem ganhar ainda mais destaque nesse momento. Entre em contato, reative antigas conexões e proponha soluções que sejam agradáveis aos ouvidos de cada um, de forma personalizada.

Depois de conquistar bem sua base de já clientes, é preciso ir a luta e traçar estratégias para localizar e captar novos leads. E a internet está aí para isso! Use e abuse das inúmeras plataformas de comunicação, newsletters, mailings e automação de leads. Por meio delas será possível criar conteúdos relevantes, traçar o perfil do público que se deseja atingir e conversar com o maior número de pessoas possível.

Por fim, chega a hora de filtrar os leads captados. É nesse momento que você e sua equipe devem ter um olhar ainda mais crítico sobre qual é o momento de compra de cada potencial cliente, qual o perfil que vocês desejam atrair e como gerar valor agregado aos seus serviços ou produtos para que esse lead seja, finalmente, convertido em consumidor.

Enfim, caro colega, esse artigo é uma forma de dizer: se mantenha firme no rumo de seus negócios e tenha certeza que tudo isso passará! Aproveite a “pausa forçada” para refletir as ações de sua empresa e corrigir possíveis erros. Pense nisso!


Yago Almeida é diretor comercial da Olho no Carro: startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas