* Por Bruno Perin

No início da carreira reuniões são lindas, pois são coisas de gente grande e você está entrando no mercado, sente que finalmente tá no mundo, ganhando seu lugar. Porém, o tempo vai seguindo seu prumo e você começa a desgostar das tais reuniões, pois perde muito tempo com elas, muito mais do que deveria e geralmente acaba na balança a maioria não valendo a pena.

Quando se é empreendedor, as reuniões são ainda mais incômodas e dão menos resultados do que o esperado, a não ser que você tenha algumas atitudes ágeis em relação a isso:

Evite

Pode ser parecer até bobo, mas esse é um dos melhores conselhos que já recebi e passo adiante – evite. Avise as pessoas que sua agenda está difícil agora e peça as coisas por e-mail, áudio ou até uma carta se for, para o assunto começar dessa maneira e você ir pensando com calma. Você verá que geralmente o que era pra ser uma reunião, não precisava e você resolve mais rápido.

Pauta e tempo

Coisas que matam uma reunião do empreendedor são as pessoas despreparadas e a quantidade de tempo que leva. Quando você deixa claro o assunto que será discutido e já coloca um tempo curto para tanto, as pessoas tendem a ser mais diretas no ponto e precisas. Coloque 20 minutos, 30 ou até 40 minutos, um tempo descente e nada muito espaçado. Reservar 2 horas para reunião é mortal, mesmo que seja extenso o assunto, desafiem-se a resolver em 1 hora.

Responsabilidades e clareza

Nada é mais frustrante em uma reunião do que aquela cara que fazemos de perdidos. Não acredito que perdi meu tempo e não peguei a ideia. Em uma reunião é igualmente horrível, portanto, no final dela, faça cada pessoa destacar o que ficou em sua responsabilidade e o que compreendeu daquele trabalho. Por fim, faça um fechamento com o que ficou definido, para não deixar duvidas sobre o motivo daquela reunião.

Um simples gigante melhora

É impressionante mesmo, mas somos maquinas de perder tempo em reuniões e continuamos fazendo elas. Espero que essas dicas rápidas lhe ajudem a transformar as temidas reuniões imprestáveis em menos reuniões e aquelas que acontecerem em super aproveitáveis.


Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.