* Por Beatriz‌ ‌Barros

As estratégias de marketing são fundamentais para o crescimento contínuo de qualquer organização. A indústria, por sua vez, não se limita em desenvolver ações para impulsionar a imagem da marca, atrair novos clientes e divulgar os seus produtos e serviços.

Diferente do marketing tradicional, as ações do segmento B2B (Business to Business) exigem alguns passos mais inteligentes. E é exatamente nesse contexto que o marketing industrial entra.

Em empresas que trabalham no formato Business to Business, o marketing é direcionado para a criação de bons relacionamentos com outra empresa, ou seja, o cliente final.

Nesse sentido, um bom marketing B2B apresenta resultados efetivos e auxilia no posicionamento da marca, contribuindo no alcance e nas vendas do meio digital.

Contudo, o que realmente é marketing industrial? Como esse conceito se caracteriza? As suas ações realmente são efetivas para a indústria? Para responder essas perguntas, continue com a gente!

Afinal, o que é marketing para indústria?

O marketing para indústria, mais conhecido como marketing industrial, é uma metodologia de relacionamento envolvendo duas empresas.

Como mencionamos anteriormente, no formato Business to Business as organizações utilizam estratégias para atrair e reter novos clientes. Entretanto, a diferença no marketing industrial é que você não limita as ações apenas para os clientes individuais, mas também a outras companhias.

É o caso das indústrias que fabricam ventilador umidificador industrial que não tem serventia para os consumidores comuns.

No entanto, eles podem ser utilizados em outras companhias – como alimentícias e de logística – que trabalham com grandes demandas e precisam desse tipo de instalação.

Dessa forma, no marketing para indústria, é preciso estabelecer uma comunicação com outras companhias (consumidores) de maneira a divulgar e promover os produtos efetivamente.

Estratégias do marketing industrial

Com a vasta gama de opções do marketing para indústria, fica muito difícil definir a estratégia ideal para o seu negócio. Mas não se preocupe! Para auxiliar você nessa tarefa, vamos falar das seguintes ações:

– Redes sociais;

– Técnicas de SEO;

– Marketing de conteúdo;

– Plataforma marketplace B2B.

Redes sociais

As redes sociais são os principais canais para elaborar o marketing para indústria. Afinal, de acordo com o Relatório Digital in 2019, o Brasil conta com 140 milhões de usuários ativos nesses meios.

Nesse sentido, é fundamental desenvolver presença digital e alcançar o público-alvo por meio dessas redes. Como podemos notar, tornar a marca visível nesse meio é quase que um fator determinante para o sucesso.

Por isso, identifique o seu público-alvo e ofereça conteúdos institucionais como os voltados a manutenção de elevador, dicas e informativos no formato da sua indústria e que seguem a linha Business to Business. Além disso, interaja com os consumidores, responda as principais dúvidas e mantenha a presença periódica.

Técnicas de SEO

Outro princípio do marketing para indústria são as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Nesse sentido, o objetivo das estratégias de otimização é posicionar a sua página nos mecanismos de buscas, tornando a marca uma referência no mercado.

As técnicas de SEO podem ser utilizadas durante a criação ou supervisão de um site. Com o desenvolvimento dessas ações, torna-se possível ranquear a página nos primeiros resultados do Google, ou seja, você será encontrado facilmente pelos usuários.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada no marketing para indústria. Pode parecer que não, mas por meio de conteúdo relevante, é possível fazer com que a sua marca alcance um grande número de pessoas e se torne uma autoridade no segmento.

Vamos supor que você venda produtos para a indústria de móveis. Nesse sentido, a ideia é que você crie conteúdos voltados a espuma laminada, madeira, entre outros materiais que abordem esse setor.

Plataforma marketplace B2B

A plataforma marketplace B2B é uma ferramenta valiosa para o marketing industrial. Com o auxílio do portal B2B, é possível vender, divulgar e criar anúncios de forma muito mais simples e apresentar soluções industriais mais efetivas para o seu negócio.

A plataforma do marketplace B2B atua no marketing para indústria como a principal responsável por anunciar os seus produtos em diversos canais digitais, como em blogs, sites redes sociais, entre outros.

Viu? O marketing para indústria não é nenhum desafio para o setor industrial. Basta contar com o apoio da sua equipe a integrar as novas estratégias para o seu negócio!

* Beatriz‌ ‌Barros é‌ ‌criadora‌ ‌de‌ ‌conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌