Com o objetivo de apoiar e incentivar o jovem a empreender e tentar enfrentar os desafios econômicos e sociais do mundo sem deixar de lado a questão da sustentabilidade, a Fundação HP e a Worldskills se uniram, desde 2017, em uma iniciativa chamada BeChangeMaker, desafio global de empreendedorismo social realizado anualmente e que está com inscrições abertas até o dia 15 de maio.

“Este programa é destinado à estudantes universitários entre 18 e 35 anos, que querem desenvolver uma ideia de negócio que impacte o mundo positivamente. Para participar, os candidatos devem formar equipes de trabalho de 2 a 5 pessoas, propor um negócio de impacto sustentável, fazer cursos na HP Life para apoiar sua proposta de negócio, e se forem pré-selecionados, têm a possibilidade de apresentá-lo ao vivo ao juri, composto por alguns colaboradores da HP Inc” diz Paloma Cavalcantti,  gerente de Sustentabilidade da HP Inc. para a América Latina.

O programa global escolherá, pelo quarto ano consecutivo, trinta equipes para participar de três meses de formação e treinamento intensivo, incluindo competições online para escolher as cinco melhores equipes, cujas ideias serão apresentadas na Assembleia Geral da WorldSkills 2020 até o final deste ano em Dublin, Irlanda.

Nos últimos anos, mais de 150 jovens de 38 países se juntaram aos vencedores do México, Indonésia, Guatemala, Honduras, Síria, Taipei, Marrocos,  Filipinas e Dinamarca, entre outros. Só em 2019, o programa recebeu mais de 270 inscrições.

As inscrições para o BeChangeMaker 2020 já estão abertas e o prazo para enviar as propostas é até 15 de maio. As inscrições podem ser feitas da seguinte forma:

– Forme uma equipe de 2 a 5 pessoas, com idades entre 18 e 35 anos, que compartilhem a mesma visão, e escolha um líder;

– Apresente a sua equipe e compartilhe seu projeto de empreendedorismo social num vídeo de um minuto em inglês. Suba o vídeo para o YouTube como “não listado” – que será incluído na sua inscrição online;

– O líder da equipe deve acessar worldskills.org para fazer a inscrição online em inglês, representando todos os membros, até 15 de maio de 2020.

O anúncio para as equipes que serão selecionadas para participar oficialmente do programa será feito em 29 de maio. O BeChangeMaker 2020 começa em 8 de junho.