* Por Ricardo Moraes

Toda empresa que sonha em alcançar o sucesso precisa pensar não somente em como criar um negócio que interesse ao público, mas também em como ter uma gestão que o faça crescer a cada dia. Se entrarmos mais a fundo no mundo dos negócios inovadores chegaremos nas startups.

Um ambiente onde qualquer erro é fatal, em que o tempo vale mais do que dinheiro, vale a existência ou não da empresa no futuro. E sabe qual é a importância da gestão societária? Ela irá separar o seu sucesso do seu fracasso!

Pare tudo que está fazendo no momento e me diga: como está a divisão societária, qual o valor de cada quota ou ação e como estão definidas as regras de entrada e saída dos sócios atuais ou novos sócios? Se a resposta for preciso “ver com meu advogado”, ou se você souber de cabeça, porém não formalizou em algum contrato, ou mesmo se tem estes contratos formalizados, porém precisa de algumas horas (algumas vezes, dias) para consolidá-los, nós temos um problema. Uma gestão eficaz de cap table não só iria responder esta pergunta, como ainda traria informações estratégicas de forma segura e em tempo real que possam valorizar e gerar mais interesse em seu negócio.

Mas o que é cap table?

O cap table é um termo que se origina nos Estados Unidos e é uma abreviação de capitalization table. Aqui no Brasil, a tradução mais correta seria quadro societário. Ele vai além de um Contrato Social de uma Limitada ou Estatuto Social de uma Sociedade Anônima, já que no quadro societário se registra todos os atos societários e apresenta diversos outros acordos e contratos já feitos: memorando entre fundadores, contratos de vesting, stock options, mútuos conversíveis entre outros. Simplificando, o cap table é uma visão geral estratégica na qual podemos ver em tempo real e de forma clara como está estruturado a divisão societária da empresa.

O que costumo ouvir por ai como desculpa para não organizar essas informações de forma profissional: meu cap table é super simples.

Você tem razão, no começo seu cap table vai ser muito fácil de entender, e é possível organizá-lo em uma planilha de excel, como no exemplo abaixo:

Mas se você está disposto à crescer de forma exponencial sua startup, à medida que o seu negócio evolui, com ele evoluem as negociações e, por consequência, a necessidade de registro destes atos societários: saída de sócios, entrada de novos cofundadores, investidores, colaboradores-chave, etc. Com todas estas variáveis, uma simples planilha de excel não consegue capturar todas as movimentações, que impactam diretamente o seu cap table.

Reunir estas informações e consolidá-las de forma correta é um problema que pode demorar horas ou mesmo dias para se resolver. Os mais organizados resolvem continuar com a planilha, utilizando a programação VBA para automatizar estas regras e cálculos, porém, ainda falta a conexão com os documentos que servem de lastro dos atos societários e pelo ponto de vista de negócio, você se expõe a novos riscos, como potencialmente alguma fórmula estar errada, alguma informação estar defasada, além de um maior investimento para criação e manutenção de uma ferramenta que não faz parte do seu negócio principal.

Seu cap table em um software

Se montar um cap table em uma planilha do excel está tomando muito o seu tempo e está prejudicando outras áreas da empresa, é hora de automatizar esse processo. Para isso, um software de gestão de cap table cai que nem uma luva. Separei alguns benefícios que um software de gestão de cap table pode trazer para o seu negócio.

Gestão de planos de incentivos de longo prazo — ILPs

A prática desse alinhamento de interesse entre os talentos com a empresa se dá por meio de emissão de planos de incentivo de longo prazo — ILPs. Os ILPs podem vir em diversos formatos, sendo o mais comum atualmente os planos de stock options. Existem algumas regras para formar um plano de stock options, como tempo de vesting, cliff, preço de exercício, etc. Com estas regras definidas, um plano de stock options vira um “documento vivo”, com exercícios, recompras, transferências, cancelamentos, etc e fazer a gestão desses fluxos pode se tornar complexa rapidamente. Com o crescimento da empresa, a possibilidade de erro ao gerenciar de forma manual todas essas informações é gigante. Mais um motivo para buscar um software de gestão de cap table que automatize todos os dados e os mantenha sempre atualizados.

Retenção e engajamento de talentos e pessoas-chave

Uma vez registradas as informações dos ILPs, os profissionais precisam estar constantemente motivados e com seus propósitos alinhados com a empresa para sempre buscarem os melhores resultados. Uma das formas de conseguir isso, é manter uma comunicação transparente com seus talentos, dando visibilidade e autonomia. Um cap table compartilhado, com transparência e informações seguras, aumenta as chances de conseguir fazer com que o profissional queira continuar investindo o seu tempo dentro da empresa.

Com a utilização de um software de gestão de cap table, os funcionários poderão ver em tempo real o que foi negociado e acordado e acompanhar o crescimento da empresa, o que irá trazer muito mais motivação no dia a dia. No fim das contas, se torna também uma ótima ferramenta estratégica de gestão de pessoas.

Buscar capital com melhores condições e maior valor da empresa

Você que vive o dia a dia de uma startup sabe que para o seu negócio crescer de forma exponencial ele irá precisar de investimentos, o que faz com que participe de várias rodadas diferentes. Cada negociação bem sucedida resulta em uma mudança na participação de todos os acionistas da empresa. Com um cap table gerenciado de forma correta e sempre atualizado, você consegue analisar diferentes cenários e tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados.

Além disso, os investidores estão sempre analisando o cap table de cada empresa investida ao longo do tempo, para também tomarem decisões estratégicas como fazer investimento de follow on, negociar uma saída, etc. Com uma gestão desorganizada e defasada, estas análises são mais difíceis e as chances de não receber um investimento ou de seus termos serem desfavoráveis aumentam consideravelmente.

Auditoria continuada e compliance em dia

Uma das maiores dores de cabeça de qualquer negócio é a parte tributária. Com um cap table feito manualmente, a possibilidade de errar os cálculos dos impostos e sua empresa não ficar em conformidade com o governo é grande, o que irá resultar em muitas multas. Com um software de gestão de cap table, você consegue trabalhar em conjunto com seu contador e advogado para cumprir todas as obrigações, te ajudando no preenchimento de formulários e o notificando com atualizações de regras dos encargos tributários.

Venda da empresa

A necessidade de um cap table estruturado e atualizado é fundamental no caso da venda de uma empresa, ainda mais quando há diversos acionistas envolvidos. Ele irá mostrar o quanto cada um tem direito na hora de fechar o acordo. Imagina ter que apresentar manualmente todos os contratos de stock options, mútuos conversíveis, contratos de vesting, acordo de acionistas e todas as transações societárias da empresa. Qualquer erro ou divergência que aconteça em relação aos valores pode ocasionar em uma forte desvalorização da empresa ou até mesmo processos judiciais.

Um software de gestão de cap table irá te dar a tranquilidade na hora de apresentar qualquer informação que se faça necessária para acionistas e futuros compradores, agilizando todo o processo, inclusive aumentando o valor da sua empresa na negociação.

Foque no que importa: o crescimento do seu negócio

Um cap table organizado e constantemente atualizado desde o início só traz benefícios a todos os envolvidos no negócio. Um software de gestão irá automatizar todo o processo, dando transparência e agilidade desde a fundação da empresa, as rodadas de investimentos, até uma possível venda da empresa. O investimento em uma ferramenta vai dar tranquilidade para você focar no que realmente importa: nas pessoas e no crescimento do seu negócio.

Se ficou com alguma dúvida sobre como fazer uma gestão eficiente de cap table, pode me procurar que terei o maior prazer em ajudá-lo.

* Ricardo Moraes é cofundador e CEO da Ocaflow.