* Por Bruno Perin

Eis um número lindo: 1 milhão. Veja ele agora em todos os seus maravilhosos zeros 1.000.000. Porém, podemos deixar ele mais lindo e fazer mexer com a sua mente quando entra a famosa cifra na frente e os zeros finais para dar uma sensação mais clara de dinheiro R$1.000.000,00. Uauuu, eu só escrevi aqui, você está lendo, mas o mais famoso número financeiro provoca arrepios.

Algo realmente indescritível é quando a sua empresa alcança essa marca, quando ela bate o famoso faturamento de R$1 milhão. Considerando que a gigante imensa esmagadora maior parte dos negócios brasileiros são pequenos, esse numero é realmente baixo, muito baixo. Portanto, são poucos que experimentam essa sensação.

Porém, entretanto, todavia e todos os sinais de atenção que eu pudesse usar, isso nem sempre é bom se você recebe 1 milhão, mas gasta R$1.000.100,00 ou pior R$1.010.000,00. Infelizmente, diversos empresários são ludibriados pelo numero de entrada, mas esquecem que o bom desempenho está em quanto sobra.

Sinceridade

Eu sei que dá medo de olhar. Quantas vezes fiquei receoso de ver meu saldo porque não queria me deprimir (risos)? Faz parte, porém, em certos momentos os empresários veem a entrada, e depois não cuidam de todas as saídas que terão, apenas veem os números das notas emitidas, ou o saldo que entrou, sem se preocupar com saídas futuras, reservas que devem ser feitas, pagamento de comissões e afins.

Jogue pela sobra

É muito bacana ter um negócio que recebe um bom dinheiro, mas muito melhor é ter aquele que sobra muito bem. Assim, perceba se, às vezes, ajustando a relação de custos e entradas, diminuindo a receita gerada e o consequentemente o custo envolvido, não gera um lucro maior. Não fique doido pelo numero grande, sem perceber o quanto de fato vai gastar.

Óbvio que às vezes para crescer, será necessário apostar e arriscar, mas jamais pode perder a noção do quanto será possível sobrar, se não você tem apenas lindos números, sem ter dinheiro para você.


Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.