A Embratel anuncia o lançamento da sua solução de Inteligência Artificial, um serviço que abrange diversas tecnologias capazes de aprender e desempenhar comportamentos que se assemelham à inteligência humana, para ajudar nos mais diversos desafios empresariais. A oferta é uma alternativa inovadora para companhias de segmentos e portes variados que lidam com grande volume de dados e de interações com o público.

“A Inteligência Artificial Embratel busca usar a alta capacidade de aprendizado e performance de máquinas para consumir dados e, com base neles, gerar insights aos negócios de nossos clientes”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta que a oferta contribui com o desempenho operacional dos funcionários das empresas, pois atua em atividades antes obrigatoriamente desempenhadas por humanos.

Estimativas indicam que o número de organizações que implantaram Inteligência Artificial dentro de suas operações entre 2018 e 2019 cresceu de 4% para 14%. Considerando os inúmeros benefícios trazidos pela Inteligência Artificial e Machine Learning, além das necessidades atuais do mercado por atendimentos mais rápidos e automatização, a tendência é que a adoção continue em evolução.

A implantação do serviço de Inteligência Artificial da Embratel ocorre em três etapas. Na primeira fase, uma equipe especializada da Embratel realiza uma análise para compreender quais as necessidades do cliente, buscando sugerir a melhor abordagem de Inteligência Artificial para o seu negócio. Identificado o cenário e definida a estratégia, o time mapeia todos os dados que o cliente dispõe, como eles estão armazenados e a forma como essa base é aumentada a cada dia.

Em seguida, a solução de Inteligência Artificial definida para o projeto é codificada pela equipe de desenvolvimento da Embratel. Após a codificação, um treinamento é feito expondo o sistema a uma quantidade elevada de informações para que demonstre seu comportamento inteligente. As respostas fornecidas pela máquina são, então, avaliadas por especialistas e, quando necessário, corrigidas. Dessa forma, o sistema consegue aprender os comportamentos a serem seguidos, de acordo com os resultados de cada interação.

Na terceira etapa, o sistema já em funcionamento é acompanhado pela equipe Embratel para que as decisões tomadas automaticamente sejam avaliadas. Neste momento, quando houver comportamento incorreto ou quando forem necessárias novas informações que complementem a base de conhecimento do sistema, o time poderá intervir para aprimorar a tecnologia. Ao longo do tempo, o sistema se torna cada vez mais capaz e inteligente, até chegar ao nível de atuação desejado pelo cliente.

Graças às habilidades cognitivas da tecnologia, que permitem o aprendizado por meio da observação de escolhas e correlação de eventos para identificar a lógica por trás das decisões, o sistema pode ser empregado para necessidades diversas – como chatbots e aplicativos de rotas, exemplos bastante conhecidos.

Inteligência Artificial também pode ser usada no monitoramento de atividades online para segmentação de público e na análise de tentativas de fraude em dados transacionais, ajudando a impedir a ação, entre outros fins. A tecnologia auxilia na tomada de decisão mesmo quando não está programada explicitamente para isso, pois observa e aprende com as escolhas e eventos ocorridos no sistema.

“A Inteligência Artificial da Embratel reúne as melhores e mais eficazes práticas tecnológicas para colaborar com diversos segmentos de mercado, desde instituições financeiras até a indústria”, analisa Mário Rachid. Outros segmentos que podem ser atendidos pela oferta incluem seguradoras, varejo e saúde, por exemplo, ajudando a criar uma melhor experiência ao cliente final e a gerar novas receitas, com a identificação de oportunidades de criação de novos produtos e serviços.

O lançamento da Inteligência Artificial Embratel reforça o posicionamento da empresa em levar alternativas eficientes para as companhias que estão em busca de evolução nos negócios com o uso de soluções digitais confiáveis e de alta performance. Mais informações sobre a Inteligência Artificial Embratel estão disponíveis no site.