* Por Luciana Manzzo

O smartphone e seus aplicativos tornaram-se melhores amigos do homem no século XXI, logo não poderia ser diferente com os aplicativos de finanças. Esses auxiliam no planejamento, controlando gastos desnecessários e tendo assim suas economias monitoradas para tornar sua vida financeira muito mais organizada.

Segue abaixo 5 desses apps:

Organizze Finanças

Utilizado atualmente por mais de 2 milhões de pessoas, ele disponibiliza 3 ferramentas para lidar da melhor forma com sua atual situação financeira, consistindo em:

“Registrar meus gastos”; “Guardar dinheiro”; “Sair do vermelho”.

O app auxilia no controle dos seus gastos, sendo conta poupança, corrente ou investimento. Ele também apresenta vários pontos positivos em sua descrição, como por exemplo: o estabelecimento de metas, definindo o quanto pode ser gasto em cada categoria; o envio de alertas que avisam sobre datas de pagamento; relatórios com gráficos simples e completos, entre outros.

Além de que está sempre procurando se atualizar, prometendo em breve a sincronização automática para seus usuários.

Money Lover

Money Lover é uma ferramenta inteligente e fácil de ser utilizada. Ela permite rastrear e categorizar todo dinheiro que entra e sai da sua conta, contendo também a possibilidade de criar orçamentos; acompanhar eventos em tempo real; planejar poupanças; adicionar transações recorrentes e monitorar contas.

O app ainda possibilita a sincronização entre seus dispositivos, envia notificação de faturas rotineiras e transações antes da data de vencimento. Além disso, possui o “modo viagem”, atualizando sobre a moeda e sua taxa de câmbio. Por fim, possibilita scanear a receita para um processamento automático de organização.

Guiabolso

Este aplicativo organiza o seu dinheiro por você. Ele possui a função de sincronizar com a conta bancária afim de otimizar o tempo dos usuários, entretanto é necessário fornecer dados pessoais, além de que contem a possibilidade de adicionar todas as contas e cartões.

Essa plataforma também oferece dicas personalizadas, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão. Um exemplo disso é a função de rastrear o CPF, onde ele verifica se o nome do cliente está limpo ou com alguma dívida, e assim busca a melhor opção de empréstimo, visando taxas de juros mais baixas.

Caso o usuário esteja devendo, o aplicativo automaticamente oferece a opção de quitar a sua dívida por meio de parcelamento.

Minhas Economias

Minhas Economias é um gerenciador financeiro e pode ser utilizado por aplicativo ou via web.

Todas as transações desse aplicativo são categorizadas e disponibilizadas em gráficos e relatórios para uma melhor análise dos gastos, reunindo todas as contas existentes do usuário.

Ele também possui alertas de transação, as quais são automaticamente categorizadas e podem ser importadas através de extratos bancários ou de uma planilha de Excel.

Além disso, oferece a criação de metas e a criação de sonhos, proporcionando planejar suas conquistas com orçamentos realistas através do histórico do planejamento financeiro, e assim será possível detectar se condiz com a realidade do cliente.

Por fim, o app também possibilita acompanhar as taxas para investimento.

Mobills Finanças Pessoais

Este aplicativo foi escolhido por 5 milhões de pessoas para realizar o controle de seus gastos.

O app contém uma interface de fácil acompanhamento das transações financeiras, de forma a planejar as finanças através de metas e gastos por categoria. Além disso, ele disponibiliza gráficos interativos para um melhor entendimento da sua vida financeira, assim ajudando o usuário a descobrir onde ele está gastando mais.

Essa plataforma ainda permite a sincronização de dados na nuvem, para que possa ser acessado em outros dispositivos e offline. O programa também emite alertas de quando uma conta está para vencer.

Por fim, ele possui uma ferramenta para os investidores, onde descobre o seu perfil e sugere uma carteira.

De acordo com o que foi mostrado através dos aplicativos, o controle das finanças tem sido cada vez mais facilitado por meio da tecnologia e de suas ferramentas, onde disponibilizam com maior clareza a vida financeira do usuário, o ajudando na organização de suas despesas e gastos, estipulando metas e ficando assim, mais próximos de realizar seus sonhos.

Todos os aplicativos apresentados são ótimas opções para a obtenção do controle financeiro, de forma fácil e prática. Ressaltando que todas as plataformas possuem suas particularidades e cada usuário deve escolher de acordo com sua preferência.


Luciana Manzzo é consultora de projetos no IBMEX.