* Por Bruno Perin

“Preciso encontrar alguém, mas quem?” Se você está começando na jornada empreendedora, é bem assim mesmo, é tipo ser largado em uma cidade desconhecida, em um ponto não turístico, sem mapa, nem nada e pensar “para onde eu vou?”

Geralmente, quando as pessoas pensam em encontrar alguém para criar um negócio elas se embasam em questões emocionais, como pessoas que gostam muito e acreditam serem boas. Esse é um erro terrível, pois você gostar muito de alguém não significa que ela lhe ajudará a criar uma empresa de sucesso, ou dará certo trabalhando com você.

Como eu sempre digo: você está criando uma empresa, não fazendo um churrasco. Portanto, procure em primeiro lugar pessoas que você já teve algum contato profissional. E agora sim, alguns critérios fundamentais:

Amam e entendem o mercado

Não importa o quão boa seja sua ideia, serviço ou produto, o mercado é difícil! Imagine agora ter que encarar todas as dificuldades e mais o desanimo do seu sócio. É sério, você não vai aguentar, não tem como.

Encontre pessoas que sejam entusiastas, pois muitas vezes é o que vai segurar as pontas para você não desistir. Assim como o entendimento do mercado, pode evitar muitas armadilhas e perda de tempo.

Habilidades e conhecimentos diferentes 

No começo é você e seus sócios a principal força do negócio, aquilo que vocês não tem dentro do time, vão precisar buscar fora. Portanto, quanto melhor for essa combinação de conhecimentos e habilidades distintas entre os integrantes, melhor será para conseguir começar gastando menos.

Esse é justamente um parâmetro para você identificar o que procura e assim analisar as pessoas.

Valores e objetivos similares

Esse é o critério esquecido. As pessoas quase nunca falam sobre isso, é aquela discussão tipo: “ah deixa pra lá”. E logo quando a jornada começa, o pau tora, e ai percebem que tem uma maneira de trabalhar muito diferente. Você precisa falar sobre isso: como é o habitat de trabalho para você? O que você visa com esse negócio? Quais são os valores mais importantes que precisamos ter? Esse bate-papo é essencial para você não se meter num barco furado.

Seu maior reforço

Lembre que a boa sociedade é o maior reforço, pois são pessoas que lutaram contigo para criar algo de valor, que sabem do valor do suor para o negócio, para essa batalha é sábio escolher os melhores e que tenham essa intenção.


Bruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.