* Por Frederico Queiroz

Já ouviu falar que planejar é a chave do negócio? Pois é! Um planejamento completo é essencial para que qualquer negócio dê certo. Com o alinhamento das ações e objetivos da empresa bem definidos, fica muito mais fácil a obtenção de bons resultados. A partir disso, algumas práticas vêm sendo adotadas, principalmente no setor tecnológico das corporações, independente do seu porte, para atingir a excelência, fazendo grande diferença no produto ou no serviço prestado.

As startups, principalmente, por terem tecnologia em seu DNA, têm se preocupado cada vez mais com a segurança de dados, incluindo melhores práticas de TI neste contexto. É o que chamamos de governança de TI, que consiste no conjunto de políticas, processos e atividades com o objetivo de estabelecer uma estrutura concisa para a área tecnológica de uma empresa.

Com a governança de TI estabelecida, é possível escolher a gestão mais adequada ao seu negócio para que ferramentas e serviços de TI sejam utilizados de forma mais produtiva. Se você ainda não tem isso dentro de sua startup, agora é a hora de começar a pensar nessa questão, uma vez que isso pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa. Confira alguns passos para a conquista de melhores práticas!

Investir na metodologia de gestão

Utilizando a metodologia correta, o controle de atividades será mais completo, possibilitando uma mensuração mais assertiva de resultados, aumentando a eficiência de forma mais efetiva. As metodologias de gestão mais adotadas para TI atualmente são: ITIL, Scrum e Cobit;

Medir resultados de TI

Estabeleça uma rotina. Dessa forma, você poderá identificar o que está ou não dando certo na sua área de TI, identifiquei quais as métricas necessárias para o sucesso do seu negócio. Escolha uma metodologia de gestão e planeje quais os pontos necessários, observe de perto o seu negócio para isso alguns populares no mercado ajudam no gerenciamento das pequenas demandas.

Treine sua equipe de colaboradores

Para garantir a segurança dos dados e dos dispositivos, é preciso treinar todos os colaboradores para que nenhum erro coloque em risco os dados de sua empresa e, principalmente, de seus clientes. As organizações precisam estabelecer regras do que pode ou não ser feito nos computadores da empresa para controlar as informações da melhor forma, evitando qualquer tipo de vazamento.

Contratação sob demanda

Resolva seu problema de forma rápida, ágil e segura. Em muitos casos, não é preciso manter um profissional de TI dentro da organização, basta terceirizar o serviço. Plataformas como a NetSupport, conseguem resolver o problema à distância com um suporte de TI remoto, economizando em até 25% se comparado ao suporte presencial. Outro ponto positivo é o alcance dos serviços, pois você poderá contar com um técnico sempre à disposição;

Use a nuvem

Sua principal vantagem é a mobilidade em aumentar ou diminuir a capacidade do negócio, juntamente com o acesso rápido e fácil de onde estiver e no dispositivo que desejar. Na nuvem, é possível incluir diversas informações, de acordo com a sua necessidade, com segurança, além de ser um tipo de armazenamento mais econômico, já que não é preciso investir em hardwares e softwares para isso.

Você deve estar se perguntando, é preciso mesmo utilizar todas essas práticas? A resposta é simples, sim. Porém, é preciso avaliar o que melhor funcionará para o seu negócio. Além disso, vá com calma, buscando verificar os resultados obtidos. Só assim você conseguirá utilizar essas ferramentas de governança a seu favor!


fredericoqueiroz

Frederico Queiroz é CEO da NetSupport, plataforma digital para solução de problemas em TI