A Soprano inaugura na próxima quarta-feira seu Núcleo de Inovação. O novo núcleo será em Florianópolis (SC) no Espaço Fidati, projeto de open innovation sediado junto ao prédio do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta).

A iniciativa, em cooperação com a Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), busca o desenvolvimento de novas soluções para o mercado por meio da parceria com startups e um ecossistema que gera valor, aproximando ainda mais a Soprano da tecnologia e da inovação.

Com investimento que ultrapassa R$ 500 mil, o Núcleo de Inovação da Soprano vai contemplar, inicialmente, a unidade Soprano Fechaduras e Ferragens, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas gerando a melhor experiência em acesso e segurança. Posteriormente, as demais unidades da marca também serão envolvidas. Em dois anos, o projeto estima dobrar o percentual de faturamento da Soprano Fechaduras e Ferragens na linha de inovação – que hoje responde por uma pequena parcela da sua receita.

“Trabalhar com open innovation significa buscar a sabedoria fora da empresa, ampliando o relacionamento com startups, escolas, universidades e alianças estratégicas. Em seus 65 anos de história a Soprano consolidou conceitos de qualidade e tradição. A partir da inauguração do Espaço Fidati, vamos consolidar os nossos valores de inovação e empreendedorismo”, comenta Sérgio Luís Smidt, diretor de Negócios da Soprano.

O Celta é um respeitado centro de tecnologia dentro do complexo Certi. No entanto, a Soprano não vai limitar o desenvolvimento de novas soluções apenas à startups relacionadas à Fundação. “Estaremos fisicamente lá, mas com as portas abertas a todas às empresas que apresentem projetos inovadores alinhados a nossa proposta e estratégia de negócio, como inteligência artificial e internet das coisas, por exemplo”, reforça Smidt.

A Soprano tem investido de forma intensa no aumento de competências, em especial na inovação ampla, acreditando que o compartilhamento, adicionado a competências conjugadas, gera inovações sustentáveis. “Nesse sentido buscamos aproximações e parcerias com startups, centros de tecnologia e inovação no Brasil e no Exterior. A inovação é um valor estabelecido pela Soprano, ela traz sustentação dos negócios. Evidência disso está em nosso portfólio, nas tecnologias empregadas em nossos processos e no relacionamento com nossos clientes. Em resumo, a inovação é a mola propulsora de nosso crescimento e da geração de confiança”, enfatiza Smidt.