* Por Renato Alves

Você que busca empreender deve observar com bons olhos investir em uma franquia. Com vários modelos e marcas no mercado, esse tipo de empresa dá maior segurança de sucesso ao empresário. E erra quem pensa apenas em fast-food: as franquias estão divididas em diversos segmentos. Ter dinheiro suficiente não é sinônimo de bons resultados. Investir certo é uma atitude inteligente. Então, por que não comprar uma franquia?

O que é uma franquia? É uma nova unidade de uma empresa que já existe. E muitas delas já consolidadas. Essa nova unidade, tem os mesmos serviços e produtos, além do mesmo nome.  Neste artigo, abordarei alguns motivos para os empreendedores abrirem uma franquia ao invés de tentarem iniciar um novo negócio.

Contínua inovação

As franqueadoras realizam um trabalho de inovação constante. Para isso, elas criam novas apresentações e novos produtos, sempre visando atender as necessidades dos clientes. É bom lembrar que a própria rede já cria inúmeras demandas de atualização através das regionalidades de seus franqueados.

Suporte da franqueadora

Uma unidade franqueada recebe suporte e orientação da franqueadora na escolha do ponto comercial, gerenciamento, orientação na gestão, treinamentos dos colaboradores, estratégias de marketing, criação de novos produtos, entre outros.

Seleção de bons fornecedores

Com tantas possibilidades de fornecedores, o franqueado – quando entra em um modelo de franquias – já conta com todo um mercado de fornecedores mapeados, testados e homologados.

Escala

A economia de escala também é uma das vantagens de se escolher investir em franquias. Os custos de alguns insumos e produtos são divididos e acaba saindo mais barato para toda a rede.

Variedade de opções e segmentos

Casa e construção, alimentação, informática, comunicação, educação, serviços automotivos, moda, saúde, beleza, bem-estar, perfumaria, hotelaria, entretenimento e tantos outros.

Marca consolidada

Quando já existe uma fidelização, uma marca com nome sólido no mercado, fica mais fácil fazer o trabalho de marketing e a captação de clientes. Sem contar que muitos clientes já buscam por esta marca.

Padronização

Para empreendedores que estão começando, a padronização é uma vantagem importante. Isso porque, como toda parte de layout e design já é estabelecida, esse aspecto deixa de ser uma preocupação. Ou seja, irá iniciar uma operação já aprovada pelos clientes.

Por todos os pontos colocados acima, adquirir uma franquia é uma opção para quem deseja um negócio testado e com grandes chances de sucesso. Fique atento na escolha de sua franquia e decida por aquela que se assemelhe ao seu perfil e valores. Boa sorte!


Renato Alves é diretor de expansão da Bicalho Consultoria Legal – empresa especializada em migração, internacionalização de negócios, tributos e franquias.