* Por Dagoberto Hajjar

Ainda em 2018, os empresários de TI achavam que 2019 seria fraco e que 2020 seria muito bom. A previsão se confirmou ao longo de 2019 e vamos terminar um ano com um crescimento de 8% a 9%, e devemos ter um 2020 exuberante com taxa de crescimento maior do que 20%.

Mas o grande crescimento de 2020 trará alguns desafios:

  1. Faltará mão de obra no mercado

Empresas mais bem estruturadas e preparadas roubarão profissionais de empresas menos estruturadas e preparadas. Para piorar, empresas americanas e europeias estão contratando profissionais que moram no Brasil. O profissional continua morando aqui, mas prestando serviços para um empregador internacional.

  1. Teremos grande polarização de crescimento

Embora o crescimento médio será de 20%, teremos um grande número de empresas com crescimento acima de 40% e, do outro lado do espectro, um grande número de empresas com retração maior do que 15%. No relatório você verá as características das empresas com alta taxa de crescimento.

  1. Terá sucesso quem tiver como foco: vender

Parece uma dica óbvia, mas não é. Quando temos um ano com alta taxa de crescimento, como será 2020, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que tem foco em execução de vendas. Não é para “criar coisas”, mas para vender o que já está criado. As equipes de vendas terão que ter muita velocidade. Então, em Janeiro é o mês para treinar as equipes de vendas, e planejar um ataque rápido e certeiro no mercado.

  1. O ISV será o grande “cara” em 2020

O ISV (Independent Software Vendor) terá um papel de integrador. Brincamos que ele será o Integrated Software Vendor, costurando software e entregando as soluções de negócios para os clientes. A integração entre os diversos softwares será cada vez mais importante. O ISV conhece os problemas e o idioma de negócios, então, será o “trusted advisor” que recomendará as tecnologias que serão compradas (ou alugadas) pelos clientes.

Teremos grandes e importantes mudanças no ecossistema de TI em 2020.

Bom…e cadê a pizza do título deste artigo?

Quem ouviu minhas palestras em 2019 sabe da frase “vai ter uma empresa, do seu lado, que vai comer dois pedaços de pizza e você ficará sem pedaço algum OU você poderá comer dois pedaços de pizza e deixar a outra empresa sem pedaço algum. A decisão é sua!”


Foto_Dagoberto_150x150Dagoberto Hajjar trabalhou 10 anos no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, 2 anos no Banco ABN-AMRO, e 9 anos na Microsoft exercendo, entre outros, as atividades de Diretor de Internet, Diretor de Marketing e Diretor de Estratégia. Atualmente é sócio fundador da ADVANCE – empresa de planejamento e ações para empresas que querem crescer.