O Energy Future é o hub virtual de inovação do setor elétrico brasileiro, que está conectando projetos de P&D e startups às concessionárias do Brasil. AES Tietê, Enel, Energisa, Grupo Equatorial Energia, Light e Santo Antônio Energia fazem parte da iniciativa para fortalecer a cultura de inovação e o desenvolvimento sustentável no setor elétrico brasileiro.

O canal de conexão entre o empreendedorismo e o setor elétrico tem o objetivo de estimular propostas inovadoras de produtos e serviços que ajudem a melhorar geração, transmissão e distribuição da energia elétrica no país.

Seleção

A chamada deseja selecionar projetos enquadrados nas seis categorias de interesse elencadas como prioridades estratégicas pelas concessionárias participantes. São elas: Renováveis e Storage; Smart Grid and Meter; Gestão Energética; Novos Negócios em Geração e Distribuição; Serviços aos Clientes de Distribuição; Performance e Distribuição.

Os critérios de avaliação levam em consideração aspectos como o grau de maturidade do projeto, a originalidade, a aderência ao mercado e às estratégias de atuação de cada concessionária, bem como o alinhamento com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para projetos de pesquisa e desenvolvimento. No portal,  é possível conhecer, de forma transparente, todas as etapas de seleção e as diretrizes das concessionárias parceiras.

A chamada do Energy Future culmina em grande evento para selecionar os melhores projetos de cada categoria, com a presença de todos os finalistas. Na ocasião, o Energy Future oferece espaço para que os próprios representantes dos projetos desenvolvam e defendam suas propostas perante a banca avaliadora das concessionárias participantes. O resultado da chamada será divulgado no portal dia 1º de junho de 2020.

Os interessados podem acessar o site e inscrever seu projeto até o dia 31 de janeiro.