O programa Seedstars World Competition já escolheu os nove finalistas da América Latina para a etapa mundial que acontecerá em abril de 2020 em Lausana, na Suíça. Entre elas está a brasileira Ribon, plataforma que une usuários e marcas patrocinadoras em uma experiência de doação gratuita. Rafael Rodeiro, CEO da startup com sede em Brasília, estará ao lado de outros oito representantes do continente na disputa por um investimento de US$500 mil.

A etapa regional aconteceu neste mês na cidade de Medellín, na Colômbia. Rodeiro fez o seu pitch falando a respeito do empreendimento que visa fortalecer a cultura da doação para caridade. Os mais de 60 investidores presentes na plateia entenderam que há uma oportunidade para esse tipo de negócio visto que o mercado de doações movimenta cerca de US$3 trilhões por ano no mundo inteiro. “Além de ser um grande mercado, sabemos que o processo de doação pode ser ainda muito mais leve e divertido como estamos fazendo na Ribon“, afirma Rodeiro.

Seedstars World Competition suíça

A Seedstars é uma iniciativa que busca por pessoas com vocação para o empreendedorismo em países emergentes da Ásia, América Latina, Europa Central e Leste Europeu. O objetivo é incentivar startups com ideias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas em cinco setores-chaves: saúde, finanças, educação, agricultura e energia.

“Cerca de 6% dos empreendedores criam 50% dos novos empregos em mercados altamente escaláveis e nós apoiamos para que tenham mais receitas e acesso a investidores”, afirma Julianne Butty, diretora regional da Seedstars em entrevista ao portal Entrepreneur.