Já pensou em ir fazer compras e ter autonomia para ver a disponibilidade de estoque da peça escolhida ou encerrar suas compras sem precisar pegar fila? A ICX Labs, startup de tecnologia com foco em desenvolver softwares e hardwares inovadores, criou um espelho interativo, para ser usado no varejo, que possibilita que essas ações sejam feitas pelo próprio cliente.

Fábio Avelar, CEO da ICX Labs, explica que o Fitting You Mirror, como é chamado, funciona integrando as plataformas de e-commerce e loja física da marca. Assim, ele permite que, de dentro do provador, o consumidor faça a leitura do código de barras e tenha acesso a cores e tamanhos das peças disponíveis na loja, veja o carrinho de compras, chame o vendedor para atendimento, solicite novos itens, consulte sugestões de looks e finalize o pagamento. “A ideia é que essa experiência de compra seja realmente diferenciada e facilitada”, destaca o CEO.

Além dessa jornada de compra diferenciada, o espelho interativo da ICX Labs, através de ferramentas de B.I (Business Inteligence), analytics e inteligência artificial, oferece aos varejistas informações em tempo real sobre o que acontece dentro da loja, facilitando uma melhor leitura sobre o consumidor da marca.

Estes dados passados para os varejistas podem ser sobre a relação de peças levadas ao provador por data e por categoria com indicador de conversão de vendas, número de acessos ao espelho por data, tempo médio de permanência no provador por acesso, relação de itens solicitados em novo tamanho, cor ou data, conversão de vendas dos artigos cujo tamanho ou cor foram atendidas por um vendedor, entre outras funções de acordo com cada necessidade de marca e projeto.

No vídeo abaixo, Fábio Avellar explica mais detalhes sobre as funcionalidades do Fitting You Mirror e seus benefícios para os varejistas.

Shopper Mission Lab

Uma das marcas que aderiram ao espelho interativo para melhorar sua experiência de compra é a Mizuno. A primeira loja física da marca no Brasil, que foi inaugurada recentemente no shopping Morumbi, em São Paulo, foi criada sob o conceito de ‘Shopper Mission Lab’, ou seja, uma unidade que através de tecnologias de ponta, entregue uma melhor experiência ao cliente, mantendo o consumidor no centro de tudo.

Thomaz Kalil Dib, gerente de expansão e implantação, explica um pouco sobre a experiência do cliente nesse tipo de loja. “Ele tem sua experiência baseada em 4 jornadas: digital, figital, física e pick up in store. Além disso, se conecta com a marca através de muitas experiências”, afirma Kalil.

Para ele, o uso do espelho interativo pelo varejo agrega na jornada de compra do consumidor e permite que ele viva a ocasião de uso no momento da compra. “Os provadores da loja oferecem uma ambientação e curadoria dedicada para isso. Lá, o shopper pode escolher o cenário de uma academia, parque ou praia por exemplo. Temos uma luz e uma trilha sonora especial para isso, além de navegar no e-commerce da marca, escanear o produto que ele pegou para provar e receber sugestões de looks na tela do espelho e chamar um de nossos runners para ajudá-lo no que for preciso”, destaca Thomaz. Além da Mizuno, o espelho interativo da startup está em outras marcas do varejo brasileiro como a Lez a Lez, Havaianas, Hering e Riachuelo.

Para 2020, Fábio diz que pretende tornar o negócio escalável expandindo desde número de clientes, usuários e quantidade de produtos. “Iremos apostar também em variações do Fitting You no nosso roadmap e atingindo novos segmentos, como por exemplo, aplicações em residências (aumentando escala e parcerias com novos distribuidores) além da utilização da realidade aumenta, finaliza ele.