Todo mundo ama viajar, né? Mas você já precisou sair correndo de última hora para comprar algum item de viagem? Depois ele ficou ocupando espaço e foi reutilizado poucas vezes? Foi pensando exatamente nessa situação que Karina Pimentel enxergou uma oportunidade de negócio.

Karina sempre teve uma veia empreendedora, influenciada pelo seu pai, que é dono do próprio negócio. No auge dos seus 10 anos, fazia pulseirinhas de miçanga com uma amiga para vender na escola e aos 17 entrou em uma aventura de ser dona de um vallet em uma cachaçaria em SP.

Aos 28, após dez anos trabalhando como publicitária, na área de sua formação, com bagagem e experiência suficiente para colocar seus aprendizados em prática nas suas próprias ideias decidiu mergulhar de cabeça na sua ideia junto com João Paulo, seu marido, e hoje sócio.

Início

Toda vez que eles iam se aventurar em algo novo, precisavam comprar diversos itens para ir confortavelmente preparado para os destinos. Coisa que os incomodava muito, pois sabiam que tais coisas seriam usadas uma, duas vezes e depois ficariam paradas e ocupando espaço no seu guarda-roupa em seu apartamento de 65 metros quadrados.

Além disso, eles viviam emprestando os acessórios para os amigos. “Sempre emprestávamos na maior boa vontade, mas um dia brincamos “se cada um que pegasse algo nosso emprestado nos desse R$50 reais, a gente já tinha feito um pezinho de meia”, conta Karina.

E foi assim, que por volta de 2017, eles tiveram a grande ideia: Por que não alugar equipamentos para viajar, praticar esportes ou ter momentos de lazer? Com isso nasceu a Aluga Trip.

A empresa possui um portfólio com mais de 50 equipamentos disponíveis para alugar que vão desde câmeras GoPro, diversos modelos e tamanhos de mochilas de trekking, mochila para carregar bebê, bastão de caminhada, sacos de dormir, gazebo, cadeirinhas de praia, caiaque, máscara de snorkel, colchão inflável, barraca de camping e os principais acessórios para um camping confortável como luminária de barraca, lanterna, mesinha dobrável com banquinhos, fogareiros e muito mais.

“O maior desafio que enfrentamos e que acreditamos ser o maior desafio de qualquer pessoa que está começando um negócio próprio e novo, é o medo. O medo de sair do emprego tradicional, aquele que te garante estabilidade financeira, mas não felicidade. Medo de começar algo do zero e saber se as contas vão fechar no final do mês. Medo se o serviço que você vai oferecer e o projeto serão bem aceitos, entre outros. Porém, para superá-los decidimos substituir o medo pela coragem e o planejamento. Nos preparamos financeiramente para abrir um novo negócio e garantimos a famosa reserva de emergência. Fizemos bastante pesquisa, conversamos com pessoas, e decidimos começar. No início mantivemos os nossos empregos tradicionais em paralelo, mas quando a coisa começou a realmente tomar forma e andar tivemos que fazer nossas escolhas, não dava mais para seguir com ambos e decidimos arriscar pelo nosso sonho”, explica Karina.

Hoje eles possuem dois públicos bem destintos: o primeiro é composto por viajantes, mochileiros, aventureiros, montanhistas, campistas ou entusiastas, que em sua maioria são pessoas jovens, que estão começando a fazer tal atividade pela primeira vez e que buscam acesso a equipamentos de qualidade por preços justos pelo tempo que serão usados, que são adeptos a economia compartilhada e buscam fazer consumo consciente.

E também as famílias: pessoas que faziam determinadas atividades quando eram crianças com seus pais e hoje querem resgatar tais momentos com seus filhos. Dentro desse perfil eles também possuem uma veia muito forte em aluguel de equipamentos para festas e aniversários, pois hoje está super em alta fazer festa do pijama com tema de acampamento, onde o aniversariante e seus convidados dormem em barracas e desfrutam de toda diversão que esse tema proporciona.

O objetivo da empresa é minimizar o consumo desnecessário e potencializar a era da economia compartilhada, do usar e devolver. Todos os equipamentos são revisados e testados e passam por um seleto crivo de qualidade. Todas as câmeras GoPros são alugadas com seguro com cobertura em território nacional e internacional.

A Aluga Trip conta ainda com diversas parcerias como agências de viagens e casa de câmbio, buscando mais serviços e benefícios que possam agregar a experiência de seus clientes.

A empresa serve de suporte para pequenas agências de viagem que promovem excursões em grupo e tem a possibilidade de atrair mais clientes com as condições do aluguel. Além de funcionar como um “test drive” para as pessoas testarem produtos de diferentes marcas na prática, antes de investirem. A empresa conta ainda com diversas parcerias como agências de viagens e casa de câmbio, buscando mais serviços e benefícios que possam agregar a experiência de seus clientes.

“Para 2020 o plano é expandir em números, alcance, parceiros e se tudo der certo, atendendo a muitos pedidos, regionalmente também”, finaliza.