* Por Yago Almeida 

Pois é, mais um ano chegando ao fim e outro batendo logo ali na porta. Esses períodos nos fazem refletir sobre como foi nosso 2019 e, claro, o que podemos melhorar em 2020.

Se isso já acontece em nossa vida pessoal, no mundo dos negócios é ainda mais importante essa avaliação de final de ano.

Isso porque, somente assim podemos ter uma real noção do que fizemos de bom e, principalmente, do que não fizemos de tão bom assim. Aqui na Olho no Carro, por exemplo, tivemos um ano de crescimento e expansão. Acredito que muito devido ao reaquecimento da economia no último semestre, o que incentivou que o consumidor voltasse à procurar por informações sobre veículos, como por exemplo consultar débitos; consulta de placa de carro; ou checar documento do carro online. Além disso, esse ano apostamos fortemente em dois pilares: tecnologia e pessoas.

Em 2019, notamos que foi crescente o número de recursos tecnológicos que poderíamos aplicar em nosso negócio, a fim de deixá-lo cada vez mais eficiente e, na outra ponta, oferecer aos nossos clientes recursos novos e que pudesse auxiliar em sua tomada de decisão.

Quando falamos em pessoas, devo agradecer ao time de 2019. Foi por meio do investimento e confiança em nossa equipe que pudemos expandir nossos serviços. São eles que estão na linha de frente, ouvem atentamente o cliente e trazem insights valiosos para que possamos adaptar nosso negócio ao que há de mais novo e desejado no mercado.

Portanto, baseado em minha experiência esse ano, vou deixar aqui duas dicas essenciais para te ajudar nos negócios em 2020:

Invista em tecnologia: no mercado, hoje, existem milhares de plataformas que ajudam na gestão eficiente de um negócio. Portanto, deixe de lado as antigas planilhas e cadernetas de anotação, se modernize e aposte em aplicações que poderão, de fato, reduzir custos e aumentar produtividade. Afinal, é isso que todo empresário quer, não é mesmo?

Invista em pessoas: chega a ser contraditório que em um tempo tão high tech, as relações pessoais ganham cada vez mais destaque. Portanto, aposte em uma equipe multidisciplinar e que tenha os mesmos propósitos que você. Assim, todos poderão crescer juntos. Além disso, dê voz e ouça com atenção de verdade o que seus clientes têm a dizer. É neles que mora o segredo do sucesso.

E aí, preparado?


Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.