A VIA Technologies Inc., empresa taiwanesa desenvolvedora de circuitos integrados, traz ao mercado um kit para iniciação de estudantes na forma básica de inteligência artificial. Feito para uso em sala de aula, o VIA AI Learning Kit é um pacote educacional que apresenta aos alunos os conceitos básicos de programação de computadores e inteligência artificial.

O kit inclui todos os componentes de hardware necessários para construir um pequeno veículo autônomo. Depois de montar o veículo, os alunos usam habilidades básicas de programação para ensinar o kit a navegar de maneira independente por uma pista no chão da sala de aula – uma forma básica de Inteligência Artificial (IA).

Aprender os conceitos básicos de programação e inteligência artificial pode ser muito benéfico para os alunos. O kit aborda a programação e a IA em um contexto divertido, onde as crianças competem umas com as outras para ver quem completa uma volta na pista de corrida mais rapidamente.

O veículo é baseado em uma placa-mãe compatível com Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis) da VIA,  além de uma placa de expansão que suporta uma pequena câmera. Depois de montado o kit, as crianças obtêm alguma experiência prática com IA usando um editor de programação visual para treinar o veículo a usar sua câmera para reconhecer sinais de trânsito simples e navegar com sucesso em uma pista de corrida – elementos fundamentais necessários para criar um ambiente autônomo e sem motorista no veículo.

Formando programadores de veículos autônomos de amanhã

O VIA AI Learning Kit é uma plataforma de treinamento interativo que prepara os alunos para o mundo moderno. Fundamentalmente, também oferece aos alunos uma experiência prática dos desafios envolvidos na criação de um veículo totalmente autônomo – um dos objetivos mais importantes no desenvolvimento da IA atualmente. Para VIA Technologies, apresentar aos alunos os desafios tecnológicos dessa escala de maneira divertida e educacional é o principal motivo para a criação do kit.