A cidade de Sendai e a Nokia realizaram com sucesso um voo teste de um drone Nokia em uma rede LTE privada com a solução Nokia Digital Automation Cloud. Eles testaram o potencial uso de drones durante um tsunami, ou outros desastres, para ajudar nos esforços de prevenção e mitigação. O teste verificou que o uso de uma rede LTE privada para controlar e se comunicar com os drones é um meio eficaz para melhorar o conhecimento da situação e informar a população afetada durante um desastre. Esta é a primeira vez no mundo que este tipo de teste foi realizado.

A cidade de Sendai é o centro da região de Tohoku, Japão, e fica a nordeste de Tóquio, na Ilha Honshu, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes. As áreas costeiras foram devastadas pelo tsunami causado pelo grande terremoto no Japão em 2011, e passaram a ser reconhecidas internacionalmente pela Organização das Nações Unidas como um símbolo de redução do risco de desastres e reconstrução. No teste de verificação, assumiu-se que um grande alerta de tsunami seria emitido na área costeira perto do Centro de tratamento de água Minami-Gamo em Miyagino Ward, na cidade de Sendai.

A Nokia implementou uma rede privada LTE perto do Centro de tratamento de água Minami-Gamo usando sua tecnologia plug-and-play de automação digital em nuvem. Com  alto-falantes, câmeras HD e câmeras térmicas montadas em drones Nokia, os testadores entregaram mensagens de voz gravadas e em tempo real, além de realizarem monitoramento aéreo usando HD e streaming de vídeo de câmera térmica dos drones.

Durante o desastre simulado, os testadores foram capazes de emitir um grande alerta de tsunami para os evacuados em áreas costeiras através do alto-falante do drone, e monitorar a zona de chegada do tsunami e as áreas costeiras por meio de imagens de câmeras no aparelho. Eles também guiaram as pessoas para locais de evacuação usando o drone para transmitir direções e monitoraram os movimentos dos evacuados usando a câmera do drone. O teste também destacou como os socorristas podem facilitar a prevenção e mitigação de desastres sem risco para as equipes que gerenciam atividades de evacuação.

Nokia Drone Networks é uma solução chave composta por um ou vários drones equipados com suportes, câmeras térmicas e HD, uma rede privada LTE sem fio, um comando de voo para drones e centro de controle, e aplicações de análise de vídeo. O LTE/4G privado fornece conectividade perfeita e segura, tornando-o mais adequado para casos de uso de missão crítica do que a tecnologia baseada em Wi-Fi usada principalmente em redes móveis públicas. A conexão de alto desempenho e baixa latência fornece cobertura otimizada para os drones, garantindo capacidade suficiente para streaming de vídeo em amplas áreas e permitindo o processamento seguro de informações. Drones também sobrevoam em áreas povoadas com risco limitado e com melhor controle em condições climáticas difíceis.

Em 2017, a Nokia e a cidade de Sendai concluíram um acordo de parceria estratégica para melhorar a segurança dos cidadãos e apoiar as indústrias locais através do uso da tecnologia Nokia. Uma demonstração de drones foi realizada de  9 a 12 de novembro em conjunto com o ‘Fórum Mundial de Prevenção de Desastres/Reunião de Davos’ na cidade de Sendai. No futuro, a parceria continuará promovendo o uso das tecnologias Nokia para melhorar a segurança dos cidadãos, revitalizar as indústrias e promover o desenvolvimento tecnológico das empresas locais.

Kazuko Kohri, Prefeito de Sendai, disse: “O uso dos drones parece ser muito eficaz para garantir a segurança de Sendai e das áreas próximas. A demonstração da Nokia mostrou que devemos ser capazes de responder mais rápido e fornecer melhores informações para as pessoas nas áreas mais afetadas durante um desastre potencial. Estamos muito esperançosos de que a solução Nokia Drone Networks nos ajudará a reduzir o risco para os nossos cidadãos.”

John Harrington, Head da Nokia no Japão, disse: “Estamos muito satisfeitos com o sucesso desta demonstração de voo com um drone em Sendai, destacando a eficácia do uso de drones e LTE privado para prevenção e mitigação de desastres. Nokia Drone Networks foi adotado pela Cruz Vermelha nas Filipinas como uma infraestrutura social para operações de socorro. Com base nessa demonstração, esperamos contribuir para a prevenção e mitigação de desastres para a cidade de Sendai e outros governos locais no Japão.”