* Por Vinícius Bicalho

Como advogado especializado em internacionalização de negócios no Brasil e nos Estados Unidos, afirmo que o mercado de franquias é altamente promissor para quem tem o objetivo de abrir uma empresa e empreender. De acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu 5% no país no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

Há opções de franquias para os mais variados perfis de empresários: existem aquelas que se se estabelecem como lojas tradicionais e quiosques, e outras em formatos inovadores que permitem o trabalho em home office, por exemplo. Em relação aos custos de investimento inicial, os valores variam bastante entre os modelos, permitindo com que os pequenos e médios empreendedores se guiem pela sua disponibilidade financeira – diferenciais de alto benefício nos dias atuais.

Se uma pessoa resolve ser franqueada de uma marca conhecida e estabelecida, onde os produtos e serviços já foram validados, contar com o suporte dessa empresa ao longo da jornada pode representar um investimento mais seguro, principalmente na hora de negociar compras e novos parceiros. Além disso, algumas instituições oferecem treinamento para potencializar a gestão do franqueado, dando o know-how necessário para que, posteriormente, ele se torne dono do próprio negócio.

Para os administradores de uma empresa que está começando agora e que tem potencial para gerar negócios e receber investidores, diria que uma série de questões têm que ser levadas em consideração. Na Bicalho Consultoria, quando um empreendedor nos procura e manifesta tocar adiante um processo de franquia, mostramos que ter um contrato societário bem redigido, verificar os aspectos trabalhistas e tributários e conferir se as marcas e patentes estão devidamente protegidas, faz parte do processo para não colocar o dinheiro em risco.

Ao decidir apostar neste mercado, pesquise as opções que mais se identificam com você. Sabemos que o retorno financeiro é extremamente importante, mas não há nada mais satisfatório que ser realizado profissionalmente, trabalhando em negócios que atendam as suas expectativas e habilidades. Siga em frente! E conte comigo se precisar de ajuda!


José Vinicius Bicalho Costa Jr. é mestre em direito no Brasil e EUA e especializado em Negócios Internacionais, atuando há 17 anos como sócio na Bicalho Consultoria Legal.