A Confrapar investiu R$7,5 milhões na Compass 3D, empresa de tecnologia e inteligência voltada a soluções odontológicas. Criada em 2008, a empresa foi fundada pelos dentistas Marcos e Bruno Gribel, que viram a oportunidade de introduzir tecnologias digitais no mercado brasileiro de odontologia.

A Compass 3D é a pioneira no ramo de manufatura aditiva com foco em odontologia no país. Sediada em Belo Horizonte, a empresa oferece mais de 15 soluções odontológicas, entre elas o OrthoAligner, uma sequência de alinhadores ortodônticos transparentes produzidos a partir de um planejamento digital, chamado de setup.

O setup virtual de cada paciente é feito baseado no plano de tratamento enviado pelo dentista, em que ele indica as movimentações dentárias desejadas. Os alinhadores são produzidos após a aprovação do setup pelo profissional, e o tratamento completo é enviado para o consultório. As peças são fabricadas em território nacional usando manufatura aditiva por meio de impressoras 3D, e se destacam pela alta qualidade a preços acessíveis. Em 2019, a Compass 3D atingiu o número de 20 mil casos tratados com a tecnologia OrthoAligner, que tem por característica a previsibilidade no tratamento e maior conforto para o paciente.

A manufatura aditiva é um diferencial para o ramo odontológico, uma vez que permite a construção de geometrias complexas, com precisão e velocidade superiores aos obtidos por outros processos de fabricação tradicionais. O processo de manufatura aditiva consiste, em termos simples, na deposição e polimerização de camadas finas de material na peça em pontos pré-definidos. Dessa forma, é empregado o mínimo de matéria prima desejada no produto, evitando o desperdício.

Essa tecnologia é tão útil para o dentista que reduz o tempo de fabricação de modelos odontológicos, por exemplo, de até 15 dias, para algumas horas. Com seus serviços, a Compass 3D auxilia dentistas de todo o país não somente na área de ortodontia, mas também em prótese, implantodontia, Periodontia, cirurgia da face e odontopediatria.

Para Bruno Gribel, ortodontista e um dos fundadores da Compass: “Estamos diante de uma revolução no setor odontológico, que tem promovido alto grau de precisão aos tratamentos, garantindo agilidade e conforto ao paciente. A Compass 3D é pioneira no Brasil e uma das mais completas do segmento. A parceria com a Confrapar é essencial para a ampliarmos nossa atuação no mercado nacional e também internacional”.

Por meio do fundo Aerotec, a Confrapar tem tentado fomentar o mercado de manufatura aditiva no Brasil. Além da Compass 3D, a gestora investiu em outras empresas deste segmento, como a gaúcha Cliever.