A maioria dos dispositivos que utilizamos hoje está interligada através da Internet, promovendo uma grande conexão entre o mundo físico e o digital. Esta interação entre objetos e rede é conhecida Internet das Coisas (ou IoT – Internet of Things) e, com a ajuda da Inteligência Artificial, tem se tornado cada vez mais presente em nossa rotina.

Para os professores Plínio Aquino e Rodrigo Filev, do Departamento de Ciência da Computação no Centro Universitário FEI, são claros os impactos da IoT para os alunos de ensino superior. “A Internet das Coisas cria um novo paradigma de desenvolvimento de sistemas. Agora, os alunos devem pensar não só nos elementos virtuais, mas também analisar os impactos que a computação pode causar no meio físico”, diz Filev.

Fora das universidades, Aquino destaca a aplicação da IoT na indústria automobilística, que está desenvolvendo um número cada vez maior de carros elétricos e pesquisas avançadas com carros autônomos. “Estes veículos possuem um conjunto de sensores e dispositivos interconectados, caracterizando um ecossistema de Internet das Coisas. Já com o uso da Inteligência Artificial, os automóveis podem aprender a reconhecer padrões de direção, sinais de trânsito e outros aspectos que garantirão sua autonomia no futuro”, explica o professor.

Outro segmento de valor para o Brasil é a agricultura de precisão, que tem utilizado grande diversidade de sensores, dispositivos e equipamentos conectados na internet, criando um ambiente rico de coleta de dados. “Essa tecnologia ajuda o produtor rural na economia de insumos, previsão de safras e tomada de decisão no manejo das culturas”, conta Aquino.

E é claro que essa tecnologia já está presente na rotina das pessoas. Filev cita como exemplos de aplicação de I.A. no nosso dia a dia os aplicativos de rotas como o Waze; videogames e o mercado financeiro, onde diversas startups começaram a disponibilizar robôs que avaliam as opções de investimento disponíveis de acordo com o perfil do investidor.

Congresso FEI de Inovação e Megatendências aborda diferentes aspectos da I.A.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, a FEI realiza a 4ª edição do Congresso FEI de Inovação e Megatendências 2050, que tem como tema principal a “Inteligência Artificial e o SER do Humano”. Com transmissão online para o público externo, o evento é considerado um dos maiores sobre inovação do País, contando com painéis, debates e a participação de CEOs, presidentes e executivos de diferentes companhias.

Para mais detalhes, acesse a Agenda de Eventos Startupi.