* Por Adriano Luz

Se posicionar no mercado não é uma tarefa simples para um empreendedor que está começando um negócio e muitas vezes não possui recursos abundantes para investir em uma boa agência digital.

Mas o fato é que o posicionamento é uma característica imprescindível para o sucesso de empreendedores e startups. Basicamente é vincular uma imagem na mente de seu consumidor ou prospecto de algum conceito que seja implícito em sua marca ou produto.

E um dos principais meios para conseguir isto é utilizar estratégias de marketing digital. Neste artigo abordaremos 5 maneiras eficientes para conquistar esse posicionamento.

Antes mesmo de continuar, é sempre válido deixar uma boa referência de leitura a respeito do assunto, que é o livro Posicionamento – A batalha pela sua mente de Jack Trout. (Não há comissão, é indicação mesmo).

Então vamos as estratégias:

1 – Estudando o mercado

Antes de iniciar qualquer estratégia de posicionamento, é fundamental entender como seus concorrentes se posicionam na mente de seu consumidor.

Se a ideia é vincular um conceito a sua marca na mente do consumidor, torna-se muito mais difícil vincular o mesmo conceito que outra empresa já se posicionou.

Imaginando um exemplo de uma empresa global, é extremamente complicado surgir uma empresa de bebidas e se posicionar para felicidade e prazer, algo que a Coca-Cola bate na tecla maciçamente há décadas.

Analise cuidadosamente como seus concorrentes se comunicam, quais os conceitos estão arraigados em sua operação e principalmente que os consumidores tem de tais empresas.

Procure conceitos que ainda estejam abertos na cabeça de seu consumidor.

2 – Entenda a sua operação, produtos e serviços

Uma vez que há a sugestões de posicionamento a serem tomados, é fundamental que eles sejam coerentes com a forma de operação de sua empresa e também com seus produtos e serviços.

De nada adianta tentar se posicionar para algum conceito que não condiz com a realidade.

Na verdade, o correto é que o posicionamento estratégico seja o primeiro a ser definido de uma startup, produto e ou serviços. A partir do posicionamento é que derivam a forma de operação, produtos, serviços e estratégia de comunicação.

Para exemplificar, vou utilizar o clássico exemplo da empresa Cacau Show. Tal empresa, está posicionada no mercado de presentes e não de chocolates.

Isso explica o fato de seus produtos não serem encontrados em uma gôndola de supermercado, e também o fato de todos seus produtos possuírem embalagens diferenciadas (próprias para presentes).

Neste clássico exemplo, o posicionamento definiu basicamente tudo na empresa. A forma de operação, a moldagem de produtos / serviços e também a estratégia de comunicação.

3 – Busque o cliente certo

Uma vez que já tem o posicionamento definido e sua empresa / produto já foi moldado de acordo com o posicionamento, agora é preciso o buscar o cliente de acordo com tudo o que já foi feito. Para cada tipo de posicionamento há um perfil de cliente diferente.

Voltando ao clássico exemplo da Cacau Show, o perfil de cliente que ela busca é o consumidor que está em busca de algo para presentear outra pessoa e não aquele consumidor que busca comprar um chocolate para comer após o jantar.

Não que ela não vá atender este outro perfil de consumidor, mas ele não é o target de sua comunicação e suas ações de marketing digital.

Isso explica, no caso da Cacau Show, o fato de que seu principal concorrente é a Boticário (isso mesmo!) e não empresas como Nestlé e Lacta.

 4 – Comunicação coesa

A partir do momento que tudo está definido, desde posicionamento, operação até moldagem de produtos e serviços, o próximo passo é estabelecer cuidadosamente a comunicação com seu consumidor.

Isso vai desde a comunicação durante o processo de criação de sites, mídias sociais, conteúdo, comunicação impressa, entre outros.

Tudo deve remeter aos conceitos estabelecidos no posicionamento da empresa. O posicionamento deve ficar claro na mente de seu consumidor, para que ele associe sua marca ao conceito que ela representa.

Isso também inclui seu departamento comercial, que deve utilizar argumentação que condiz com o posicionamento.

5 – Fortaleça a marca

O Marketing Digital possui excelentes ferramentas para auxiliar no Branding / fortalecimento da marca de sua Startup / Empresa / Produto.

Canais como Mídias Sociais, incluindo o Youtube são excelentes para trabalhar estratégias de Branding, além é claro, de geração de negócios de maneira direta.

Explore ao máximo o que o Marketing Digital pode lhe proporcionar.

E você, como tem posicionado sua marca no mercado?

* Adriano Luz é especialista em marketing digital e fundador da Agência Digital Webtrends, na qual, com auxílio de sua equipe está desenvolvendo um novo método de alavancagem de negócios. Adora escrever e compartilhar conhecimento.