Acontece, entre os dias 4 e 6 de outubro, o Startup Weekend Fashion Tech. O objetivo da edição é reunir empreendedores com as mais diversas habilidades para o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente a indústria da moda no Brasil.

Estima-se que no país, hoje, sejam produzidas cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis. Destes, menos de 20% são reciclados ou reaproveitados, e 90% são descartados incorretamente, de acordo com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

O SWFashionTech acontece dentro do Shopping JK Iguatemi, e é realizado pela TechStars em parceria com o Google for Startups. São parceiros desta edição o Grupo Iguatemi, Rhodia Solvay, FEIMI SHOP e outros players do setor.

From Zero to Hero

Os participantes do Startup Weekend são divididos em equipes e, durante as 54 horas do evento, são desafiados a desenvolverem soluções inovadoras utilizando tecnologia para o mercado da moda, a partir da ideação (zero) até a apresentação do pitch (hero).

Os mentores do evento acompanham os times durante todas as etapas, passando por validação do produto, criação do MVP, aquisição de usuários e criação do pitch deck.

O segmento Fashion Tech está movimentando o ecossistema de inovação e a vertical do Startup Weekend nasce para conectar os participantes (empreendedores) às empresas que apoiam a iniciativa.

“A moda é uma das indústrias mais representativas para o Brasil e, quando pensamos em inovação no setor, precisamos olhar – e promover – aprendizados para diversas áreas. O Startup Weekend é uma oportunidade para os participantes aproximarem a tecnologia dos desafios encontrados por consumidores e empresas na prática.” diz Raquel Sodré, head de Marketing e Inovação da Feira da Moda Inverno e líder desta edição do SW.

“Precisamos trazer o início da cadeia têxtil para a Industria 4.0, através de ferramentas de digitalização, acredito que este evento pode nos ajudar a trazer novas modelos de negócios e diversas soluções ligadas as necessidades da indústria em se tornar mais ágil”, afirma Kayte Santana, Marketing Estratégico da Rhodia, empresa do Grupo Solvay.

No mundo, já foram mais de 23 mil times formados durante um Startup Weekend, em mais de 150 países, em quase 3 mil eventos realizados pelo mundo. Empresas como Zapier, Easy Taxi, One Cloud e Foodspotting nasceram com equipes formadas dentro das 54 horas de um SW.

Para mais detalhes, acesse a Agenda de Eventos Startupi.