A Apple Developer Academy/PUC-Rio, programa de formação para desenvolvedores de aplicativos para plataformas Apple (iPhone, Apple TV e Apple Watch) — apoiado pela mais importante empresa de tecnologia do mundo e coordenado pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)— está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai selecionar 40 alunos para a turma de 2020-2021.

Até o dia 16 de setembro, estudantes de qualquer universidade e curso de graduação, mesmo aqueles sem qualquer conhecimento prévio a respeito de aplicativos, podem se inscrever no site do programa.

A seleção será de setembro a janeiro e é composta de quatro fases: análise de formulário, entrevista, dinâmica e resultado final. O programa, totalmente gratuito, começa em fevereiro e os aprovados terão direito a uma bolsa enquanto estiverem matriculados. O único pré-requisito é que continuem em seus cursos universitários até o fim do programa, em dezembro de 2021.

As atividades serão realizadas no laboratório da Apple Developer Academy, no campus da PUC- Rio, na Gávea, equipado com todos os dispositivos necessários, como iPhones e iPads, para estimular a criatividade, aprendizado e desenvolvimento do aluno.

O programa adota o Challenge Based Learning (CBL), uma metodologia multidisciplinar que instiga os alunos a desenvolverem soluções para as mais diversas situações, de forma criativa e inovadora. O primeiro ano é dedicado a conhecimentos técnicos com aulas práticas e teóricas.

Para o segundo ano, a proposta é que os alunos desenvolvam um projeto mais elaborado, seguindo as práticas do mercado. Foco nas habilidades do século XXI, soluções locais para desafios universais, capacidade de trabalhar em equipe e estar sempre aberto a novos aprendizados são algumas das características exigidas.