Quem frequenta feiras livres dos bairros da zona oeste e do centro de São Paulo pode conhecer o projeto Feira + Sustentável, criado pela Supervisão Geral de Abastecimento (Abast) da Prefeitura de São Paulo e que conta com a participação da Cicla, empresa que tem como objetivo a difusão de formas eficientes para diminuição da geração de resíduos e aumento das taxas de reciclagem.

A Feira + Sustentável é um projeto-piloto que acontece até o dia 10 de outubro e visa instituir Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis, incluindo o óleo de cozinha usado. Os interessados devem procurar pela barraca identificada e fazer a entrega dos produtos e retirar seu brinde que pode ser uma ecobag, muda de tempero ou sabão ecológico. Além disso, pode conferir a programação de oficinas, música, entre outros, que está sendo realizada pela Prefeitura para atrair a atenção da população.

O projeto está sendo testado em seis feiras livres, sendo cinco da Lapa e uma no centro da cidade. Todos os materiais recicláveis e o óleo de cozinha usado estão sendo coletados, destinados e tratados por empresas parceiras da Abast e apoiadoras do projeto. Na semana de inauguração do projeto foram contabilizados 750 kg de materiais recicláveis, 270 kg de vidro, 12 kg de pilhas e baterias e 280 litros de óleo de cozinha usado. Essa quantidade tende aumentar com a intensificação da divulgação e maior conhecimento da população sobre a Feria + Sustentável.

O projeto está de acordo com o plano de metas da Prefeitura de São Paulo para 2020, que busca reduzir, em quatro anos, em 500 mil toneladas o volume de resíduos recicláveis enviados aos aterros municipais.

“Participar desse projeto é fundamental para nós, que queremos difundir formas eficientes de diminuir a geração de resíduos e aumentar as taxas de reciclagem junto à indústria, cooperativas, catadores, coletores e sociedade. Muito importante saber que Abast tem esse olhar para esse problema tão sério para o planeta”, explica Kellen Ribas, cofundadora e CEO da Cicla.

Confira a lista de feiras participantes:

Terça-feira: Rua Bartolomeu Bueno (Vila Anastácio);

Quarta-feira: Rua Caiowaa (Sumarezinho);

Quinta-feira: Rua dos Andradas (Centro);

Sexta-feira: Rua Ministro Ferreira Alves (Vila Pompéia);

Sábado: Rua Barão do Bananal (Vila Pompéia);

Domingo: Rua Fábia (Lapa).

As localizações das feiras também estão disponíveis no link com marcadores exclusivos que facilitam a identificação dos pontos.