Em parceria com a UBus, a Metra, operadora do Corredor ABD e sua extensão Diadema-Brooklin, lançou um novo serviço de transporte coletivo urbano sob demanda, via aplicativo e com a utilização de ônibus exclusivos no Corredor São Bernardo-Berrini.

A linha seletiva 376-SBC da Metra oferece um transporte urbano diferenciado, com a compra de passagem via aplicativo, e com veículos de última geração que possuem entretenimento a bordo via streaming, Wi-Fi de banda larga, tomadas USB em todas as poltronas, ar-condicionado e assentos que podem ser escolhidos e reservados.

De acordo com Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra, o objetivo é atrair mais clientes para o transporte coletivo, fundamental para a melhoria da mobilidade urbana e da preservação ambiental. “Criamos um serviço diferenciado e exclusivo que alia os benefícios do transporte coletivo em relação ao transporte individual, tais como redução de emissão de poluentes e do congestionamento, com as vantagens de o usuário otimizar o seu tempo, com acesso a internet de alta velocidade, conforto, segurança e pontualidade. Dessa forma, pode aproveitar o tempo do trajeto para se dedicar a atividades mais produtivas e agradáveis”, explica Beatriz.

Os veículos utilizados no novo serviço possuem capacidade para 46 passageiros sentados e têm portas dos dois lados para embarque e desembarque, com maior segurança e comodidade para os usuários.

Diferente de outros serviços similares já existentes, na linha 376-SBC da Metra todos os passageiros irão sentados e as paradas serão somente para embarque e desembarque de quem reservar o assento pelo aplicativo.

A linha irá operar nos corredores entre São Bernardo e São Paulo com saída do Terminal Metropolitano São Bernardo até a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, com algumas paradas ao longo do percurso.

Com 15 minutos em média de intervalo, o primeiro coletivo sairá às 5h e o último às 20h15, considerando saída do Terminal Metropolitano de São Bernardo, durante a semana.

O UBus é um aplicativo que foi criado com o objetivo de unir passageiros e empresas de ônibus. A intenção é oferecer um transporte coletivo de excelência, confortável, com todas as comodidades dos aplicativos por demanda, só que com uma vantagem: o preço.

A pessoa poderá baixar o aplicativo UBus gratuitamente, disponível nas versões Android e IOS. Para o cadastro, é preciso colocar dados pessoais e forma de pagamento, como dinheiro ou cartão de crédito ou ainda a opção do bilhete BOM. Entre as comodidades será possível ver o ponto de embarque com vista panorâmica de 360º.

Para solicitar o serviço, o usuário deve colocar o endereço desejado e ponto de partida. O aplicativo verifica a rota, dá as opções de marcação de assento, informa horário do embarque e dá uma previsão do desembarque e valor da passagem.

Ao entrar no ônibus, o passageiro valida a passagem com a leitura do QRcode através do aplicativo e simultaneamente as informações aparecem para o motorista em um tablet que fica anexado ao painel do veículo. Assim, ele pode acompanhar todos os dados relacionados a viagem.

Em sinergia com a Semana Nacional da Mobilidade, o lançamento aconteceu no Congresso ANTP de Mobilidade Urbana – Arena ANTP 2019, realizado em São Paulo e já possui mais de 3 mil downloads.

Para Milena Romano, Vice-presidente do UBus, o lançamento da parceria entre o aplicativo e a Metra no Arena ANTP 2019, é fundamental para inspirar o setor e mostrar que é possível pensar em soluções de tecnologia para ajudar a resolver a questão da mobilidade no país. “Oferecemos para o passageiro um ir e vir fácil, com conforto, segurança e sustentabilidade. Além disso, vai proporcionar ao usuário trabalhar, estudar ou descansar durante o percurso com total tranquilidade. O transporte On-Demand está ganhando cada vez mais espaço e fazer isso em grande escala é uma ótima solução para o problema de mobilidade nas grandes cidades do mundo. No final quem ganha é o passageiro”, finaliza Milena.