Neomode, empresa de tecnologia que oferece soluções omnichannel para o varejo, acaba de receber um aporte de R$ 2,7 milhões do Fundo Criatec3, gerido pela Inseed Investimentos.

Fundada em 2016, a startup tem como proposta desenvolver novos canais de venda (App Commerce e Shopbot Omni), transformar a loja física num minicentro de distribuição online, aumentar o giro de estoque das lojas, melhorar a logística de entrega com o sistema clique e retire e disponibilizar o estoque em tempo real.

O montante será utilizado para automatizar a tecnologia, escalar a máquina de vendas, ampliar o quadro de funcionários e iniciar um plano de expansão nacional.

Convergência

“O omnichannel, que já é muito popular nos EUA e Europa, é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma companhia. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. Assim, conectamos canais online com os pontos de vendas físicos e os consumidores evitam atritos na experiência de compra”, explica a co-fundadora da Neomode, Fabíola Paes, especialista em varejo e professora da ESPM, Ibmec e da USP/Esalq.

“Normalmente, depois de fazer uma compra pela internet, o consumidor precisa aguardar alguns dias até receber o produto. Isso gera insatisfação e diminui o interesse da compra. Com a solução da Neomode, é possível retirar ou receber as mercadorias em poucas horas, no mesmo dia e no local escolhido pelo consumidor. A jornada de compra proposta pela Neomode fica mais rápida e há redução significativa de custos logísticos. O cliente não enfrenta filas, prazos de entrega e taxas de frete’’, explica Gustavo Junqueira, CEO da Inseed Investimentos.

Um estudo da Webshoppers, realizado pela Ebit/ Nielsen em 2018, mostrou que a porcentagem de atrasos nos pedidos clique e retire, sistema desenvolvido pela Neomode, é de apenas 2,6% – significativamente menor do que quando enviados pelos Correios (16,6%) e pelas transportadoras privadas (24,4%).

Para possibilitar essa integração, a Neomode desenvolveu a tecnologia LORI (Library of Omnichannel Integrations for Retail), uma plataforma que conecta o varejo com os mais completos sistemas nativos de PDV – frente de loja – das lojas físicas,gateways de pagamento e plataformas ecommerce – e origina novos canais de venda white label omnichannel: App Commerce (aplicativos de compra) e Shopbot Omni (assistentes virtuais por robôs). Ambos têm como objetivo aperfeiçoar toda a jornada de compra online e offline do consumidor.

“Quando desenvolvemos esse serviço que integra os canais e utiliza um sistema de geolocalização, notamos grande satisfação do lojista, que gerou incremental de vendas – por cliente ao retirar o produto na loja – em cerca de 40% em poucos meses. Existem diversas maneiras para melhorar a experiência de compra e encantar o cliente. O uso dessas ferramentas está revolucionando o jeito de comprar e vender no Brasil. Estamos felizes em alavancar esse processo e fazer parte dessa mudança de comportamento”, observa Fabíola.