* Por Yago Almeida 

Como falamos em diversos outros artigos aqui, os modelos de negócios mudaram e, consequentemente, a forma de lidar com os clientes também. Vejo isso com ótimos olhos, pois acabou a história de uma comunicação unilateral e passamos a adotar um diálogo aberto com os consumidores (diretos e indiretos).

Para o setor automotivo esse é um grande desafio. Isso porque, o consumidor de veículos ainda não tem o hábito de realizar pesquisas veiculares antes de efetuar a aquisição de um novo carro. Além disso, muitas vezes ele sequer sabe que existem plataformas e apps que o ajudam a fazer verdadeiras varreduras sobre um carro novo ou usado.

Por meio dos avanços tecnológicos já é possível levantar, em poucos minutos, informações diversas de um carro, como Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Por isso, meu papo de hoje é com você, empreendedor do setor automotivo. É preciso que a gente passe a exercer um papel de catalisadores das informações do nosso setor, ensinando o cliente sobre a real missão das pesquisas veiculares e como elas são imprescindíveis para ajudá-lo a não cair em armadilhas de fraudadores (que existem aos montes, infelizmente) e tomar as melhores decisões.

Por meio do acesso a informação, conseguiremos empoderar cada vez mais esse consumidor, que fará escolhas mais assertivas e conscientes e, consequentemente, impactará de forma positiva todo o mercado. Aqui na Olho, por exemplo, atuamos fortemente com marketing de conteúdo, para que o nosso cliente possa se informar sobre o movimento do setor e, além disso, sempre ouvimos suas opiniões e necessidades antes de lançarmos novas funcionalidades.

Isso cria conexões com o cliente e faz com que ele nos enxergue como o que realmente pretendemos ser: parceiros estratégicos e que possamos levar benefícios reais e soluções eficientes para o dia a dia de cada cliente.

Portanto, meu caro colega de empreendedorismo automotivo, vamos nos unir e abrir espaço para educar o mercado da melhor forma possível. Afinal, juntos somos mais fortes e todos saem ganhando.


Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.