A Didi Chuxing, uma das maiores plataformas de transporte multimodal do mundo e dona da 99 no Brasil, lançou hoje o DiDi Engine – Programa Global de Inovação para Jovens Talentos. Entre os objetivos da iniciativa estão capacitar estudantes universitários para fomentar novas habilidades na área de pesquisa e desenvolver inteligência artificial focada em projetos de responsabilidade social nos mercados internacionais em expansão da DiDi.

A presidente da DiDi, Jean Liu, fez o anúncio durante a conclusão, em Pequim, do programa de intercâmbio com 12 estudantes brasileiros da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas. Os jovens participaram de oficinas de empreendedorismo e inteligência artificial e disputaram um hackathon, uma espécie de maratona tecnológica, junto com alunos chineses.

Ainda na primeira fase, o programa também inclui a criação de um laboratório conjunto entre DiDi e a Universidade do Chile dedicado à inteligência artificial e pesquisas em engenharia.

O DiDi Engine começou pela América Latina e contará com laboratórios conjuntos e programas de pesquisa com outras instituições de pesquisa, além de bolsas de estudo em tecnologia, programas de estágio para jovens talentos inovadores e projetos de desenvolvimento de aplicativos e software em outros países.

“A DiDi acredita em uma combinação de profunda experiência local e respeito pelas capacidades globais de tecnologia”, disse Liu. “Os empreendedores prosperam por causa do apoio das comunidades ao nosso redor. Temos a responsabilidade de trabalhar com educadores e governos para transformar nossos futuros líderes em inovação em não apenas disruptores apaixonados, mas também em comprometidos construtores de comunidades melhores.”